quarta-feira, 9 de setembro de 2009

POLÍCIA MILITAR FORMA MAIS UMA TURMA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM SANTARÉM


Na manhã de quarta-feira (09/09/09), em Santarém, oeste do Pará, o 3º Batalhão de Polícia Militar formou no auditório da Associação Comercial mais uma turma no Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. Foram formadas 52 pessoas e nesse total estão incluídos policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito do município de Santarém, presidentes de Bairros e comunidades.
O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária é fruto do trabalho elaborado e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com os Estados membros. A filosofia e estratégia organizacional revelam-se como novo paradigma para nortear a conduta de uma polícia contemporânea que tem como finalidade a paz social, respeitando as leis e os direitos fundamentais da pessoa humana.
O curso foi coordenado pela tenente Marcélia Chaves Nina com carga horária de 44 horas e ocorreu de 31 de agosto a 09 de setembro e hoje, ao final do curso os profissionais capacitados para atuar como promotores da filosofia de Polícia Comunitária e mobilização social das lideranças comunitárias receberam seus certificados de conclusão do curso na cerimônia que contou com a presença da prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins Lima e dos comandantes do 3º BPM, tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas e do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho.
O comandante do 3º BPM Jairo Mafra Mascarenhas afirmou que agora com novos policiais com o curso será possível implementar de forma mais intensa as ações nos bairros, “Com a formação de mais uma turma de policia comunitária poderemos aumentar o número de policiais referencia e a finalidade de tudo que fazemos é sempre prestar o melhor serviço possível a população”, afirma o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.
Na área do Comando de Policiamento Regional aproximadamente 500 policias já foram capacitados com o curso. O coronel Agenor de Campos Coelho, comandante do CPR 1 que presidiu a solenidade falou sobre a importância do curso e da realidade que é aplicada em Santarém e demais unidades que compõem o Comando de Policiamento, “Polícia Comunitária é uma realidade positiva para a comunidade e para o bom serviço de policiamento ostensivo em Santarém. É com a ajuda da população que estamos conseguindo reverter os índices de criminalidades em toda a região do CPR 1”, afirma do coronel Campos.

ASCOM CPR I