sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CPR-I IMPLANTA PROERD EM ORIXIMINÁ





No mês alusivo as comemorações voltadas a criança a  Policia Militar  como o lema "Construindo a Paz Social " implantou o PROERD ( Programa Educacional de Resistência à Droga) em Oriximiná em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A solenidade foi realizada na ultima sexta feira (08/10) no templo central da igreja Assembléia de Deus onde além da população entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente estiveram presentes. A sargento Dirlei Socorro Magalhães Moraes e o soldado Gleidson de Sousa Cunha que trabalham para o sucesso do Proerd em Santarém junto com militares da 12ª CIPM coordenaram a implantação.  O programa visa atuar de forma preventiva conscientizando as crianças e adolescentes, aproveitando o espaço educacional, pois o mesmo é desenvolvido dentro de sala de aula. A Escola Municipal Iracema Givone será a primeira atendida pelo programa, inicialmente 124 crianças do 5º ano serão beneficiadas e o policial que atuará será cabo Alderlan Corrêa do Nascimento da 12ª CIPM. A diretora da escola,  professora Maria Meri Lobato dos Santos, enalteceu a iniciativa da Policia Militar : Estamos fazendo História na parceria com a Policia Militar, pois todos ganham, a família, a escola e a comunidade.
Para o comandante da 12ª CIPM, capitão Marcelo Ribeiro, o PROERD é mais um braço forte da sedimentação da filosofia de Policia Comunitária em Oriximiná, “Queremos promover uma cultura da paz para nossas crianças formando multiplicadores que dirão não as drogas e irão auxiliar de forma positiva na estrutura  de suas famílias e sociedade”, disse o capitão Marcelo Ribeiro.
O Programa será atenderá mais escolas do município de Oriximiná e agora o preparo é para que os alunos dos municípios de Juruti e Óbidos dos sejam os próximos a se tornarem enfrentadores das drogas, diz o cabo Alderlan Corrêa do Nascimento.  A solenidade foi marcada com o encontro de dois amigos das crianças: O PMzito que é o mascote da Polícia Militar e o  Leão Dary, mascote do PROERD que fizeram a alegria da criançada.
A implantação do programa em Oriximiná contou com o apoio do diretor estadual do PROERD, coronel Eloi Waith de Souza  e tem a coordenação do coronel Agenor de Campos Coelho comandante do CPR-I sediado em Santarém, “ Com o programa implantado em Oriximiná agora todas as unidades subordinadas ao CPR-I possuem este programa como estratégia contra as drogas e aproximação com a comunidade escolar.”, disse o coronel Campos.