sexta-feira, 19 de junho de 2009

Serviço de Inteligência da Polícia Militar recebe viaturas e equipamentos


O Serviço de Inteligência da PM (SEI), uma das Seções de Estado-Maior Estratégico, recebeu nesta quarta-feira (17/6), em solenidade presidida pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Dário da Silva Teixeira, viaturas e equipamentos para ampliar a capacidade operacional do Serviço de Inteligência na Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado.
Durante a cerimônia, o coronel Luiz Dário fez a entrega simbólica de quatro chaves aos comandantes do Policiamento Regional (CPR) I, II, III e V, coronel Agenor de Campos Coelho, de Santarém; major Luiz Carlos de Oliveira da Silva, comandante do CPR II , de Marabá; tenente-coronel Raimundo Reginaldo da Silva Gomes, comandante do CPR III, de Castanhal e tenente-coronel Daniel Borges Mendes, comandante do CPR IV5, de Redenção.
Ao total serão entregues 11 viaturas, das quais três serão destinadas ao núcleo de Belém e 8 servirão para implantação de 8 pólos de inteligência no interior do Estado, atendendo os Comandos de Policiamento Regionais I, II, III, IV, V e VIII, potencializando as ações de inteligência no Estado e, conseqüentemente, as operações policiais militares de combate às redes ilegais (organizações criminosas, crimes ambientais) que atuam no interior.
Os recursos são provenientes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que aprovou projeto da PM do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), de acordo com os parâmetros de integração do Sistema de Inteligência do Estado.
Esta primeira remessa de recursos materiais prevê a aquisição de GPS, equipamentos eletrônicos e de informática, máquinas filmadoras e fotográficas digitais, além de motocicletas, que fazem parte da segunda etapa do projeto, a fim de implantar efetivamente a rede de inteligência Policial Militar como agência integrada ao Sistema Estadual.



ASCOM/Belém

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA E ZPOL PRENDEM 3 HOMENS E 600 GRAMAS DE MACONHA


Em uma operação realizada no início da tarde de hoje, 16, a Polícia Militar conseguiu colocar fora de circulação três elementos acusados de participação no tráfico de entorpecentes. Júlio César dos Santos Silva, Allan Henrique Silva Santos, Benedito Oeiras Carvalho foram presos em flagrante por volta das 13h, no bairro do Jardim Santarém.

A prisão dos traficantes é fruto das investigações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar através da 16ª Zpol (Zona de policiamento), que já vinha acompanhando a movimentação dos traficantes há tempos, além dos elementos a polícia também apreendeu 600 gramas de maconha, um televisor, um computador, dois ventiladores, aparelhos de cortar lajota e uma certa quantia em dinheiro que estavam de posse dos mesmos.

A droga foi encontrada dentro do bolso lateral da calça de Benedito que ainda tentou disfarçar o material que estava no formato retangular e envolvido em sacos plásticos. Os elementos após a prisão foram conduzidos à seccional da Policia Civil onde foram autuados em flagrante pelo delegado Silvio Birro da Divisão de Repressão ao Crime Organizado.

O comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho afirma que o combate ostensivo ao tráfico de drogas tem sido intensificado pela Polícia Militar na região, “com o objetivo de garantir a segurança da população, o sucesso do programa segurança cidadã do governo do estado e as metas de segurança da população definidas pelo comandante gera da policia militar coronel Luiz Dário da Silva Teixeira é que as unidades intensificam o combate ostensivo ao tráfico”, afirma o coronel.

Fonte: ASCOM CPR I