quarta-feira, 25 de agosto de 2010

COMANDANTE GERAL DA PMPA SE REUNE QUINTA-FEIRA COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E POPULAÇÃO

Na manhã de quinta-feira, ás 9 horas no auditório central da CEULS/ULBRA o comandante geral da Polícia Militar, coronel Augusto Emanuel Cardoso Leitão deve se reunir com lideranças comunitárias e população para explicar sobre o novo modelo de policiamento que é a Rede de Proteção ao cidadão e que consiste numa estratégia de ocupação preventiva dos espaços de responsabilidade territorial das unidades operacionais por meio do efetivo a pé e motorizado dentro da filosofia de Polícia Comunitária sempre em respeito aos Direitos Humanos com vistas a criar um ambiente de segurança.
Na noite quinta-feira acontecerá uma cerimônia ás 20 horas na orla da cidade próximo a Praça do Pescador onde o coronel Leitão entregará as 20 novas viaturas que serão utilizadas para reforçar a Rede de Proteção ao Cidadão e na oportunidade ocorrerá à cerimônia de formatura dos policiais que concluíram com êxito o Curso de Formação de Sargentos.

ASCOM CPR I

ORIENTAÇÕES SOBRE A “REDE DE PROTEÇÃO AO CIDADÃO” FORAM REPASSADAS A TROPA DO 3º BPM


A reunião teve inicio ás 9 horas da manhã no auditório do CEULS/ULBRA onde o subcomandante geral da Polícia Militar do Pará coronel Edvaldo José Cunha Sarmanho orientou a tropa do 3º Batalhão de Polícia Militar sobre a metodologia de funcionamento da Rede de Proteção ao Cidadão.

Aproximadamente 300 policiais que compõem o “Batalhão Tapajós” estiveram presentes na reunião e na oportunidade conheceram a nova forma de atuação e atendimento ao cidadão dentro da Rede de Proteção, que deve ocorrer em duas modalidades de policiamento:
- Guarnições motorizadas atendendo as demandas das chamadas feitas ao CIOP através do 190.
- Guarnições motorizadas que ficarão em pontos básicos estratégicos com maior fluxo de pessoas, veículos e área comercial.

A Rede de Proteção ao Cidadão é uma estratégia de ocupação preventiva dos espaços de responsabilidade territorial das unidades operacionais por meio do efetivo a pé e motorizado dentro da filosofia de Polícia Comunitária sempre em respeito aos Direitos Humanos com vistas a criar um ambiente de segurança.

O subcomandante geral da Polícia Militar coronel Edvaldo José Cunha Sarmanho explicou amplamente o novo modelo de policiamento, “Tenho certeza que em relação aos índices de segurança a Rede de Proteção ao Cidadão é eficaz e garantir segurança á população é nosso maior objetivo. Nosso compromisso é levar paz a toda à comunidade”, comentou coronel Sarmanho.

O coronel Agenor de Campos Coelho, comandante do CPR-I esteve presente á reunião e comentou sobre o novo modelo de policiamento, “Policiamento ostensivo é importante e aumentar sempre a qualidade e o número de viaturas e policiais nas ruas em pontos estratégicos é positivo para a segurança da população”, disse o coronel Campos.

CULTO ECUMÊNICO COMEMORA FOMATURA DOS NOVOS SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR DO PARÁ

Ocorre hoje (25/08) o culto ecumênico em comemoração a conclusão do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Pará, Pólo Santarém. O evento será realizado no auditório da Uepa e terá inicio ás 19 horas.
No total 95 policiais estão sendo formados depois de passarem pelo Curso de Formação de Sargentos desse número oito são mulheres. As aulas tiveram inicio no dia 08 de março e o curso teve duração de seis meses com a capacitação dos policiais militares que passarão a comandar e que necessitam das instruções que foram ensinadas para fortalecer e dinamizar sua liderança.
No decorrer dos meses 25 matérias foram ministradas e as principais foram: Direitos humanos, Ética profissional, Abordagem sócio-psicológica da violência, Direito administrativo e Direito Constitucional.
Os novos sargentos estão aptos a partir de agora para assumir os comandos de destacamentos que são representação da PM no interior, liderarem guarnições, comandar postos de serviços e viaturas, tudo isso implica numa maior responsabilidade que esses militares assumem.
O Curso de Formação de Sargentos foi coordenado pelo tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas e teve a supervisão da tenente Marcélia Chaves Nina.


ASCOM CPR I