quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DENUNCIA EM CAIXA DE SUGESTÕES DA PM RENDE APREENSÃO DE DROGA EM ORIXIMINÁ

Denuncia formulada em caixa de sugestões que são disponibilizadas nas reuniões comunitárias do Programa "Segurança Cidadã" em Oriximiná auxiliou na apreensão de 08(oito) papelotes de drogas e apresentação de 03(três) cidadãos infratores que foram apresentados na delegacia local.

Como ferramenta de aproximação da Policia Militar e a comunidade, que se utiliza desse mecanismo para dar sugestões na melhoria do policiamento na identificação de lugares e pessoas que estejam ocasionando o aumento de insegurança, as caixas de sugestões, na experiência das ações de Policia Comunitária desenvolvidas pela 12ª CIPM, tem cumprido seu papel como canal de interação na formulação de estratégias operacionais, com o objetivo do controle e diminuição da criminalidade com o auxilio da população local.

A denuncia colhida na caixa de sugestão na reunião comunitária com o CONSEG local no setor 01 de policiamento (bairros do Penta,São Lázaro e São Pedro) ainda no mês de Outubro/09, a Policia Militar montou estratégias de coibir as atitudes ilícitas que afligiam a comunidade, onde na sexta-feira (04/12/2009) no Bairro de São Lázaro, uma guarnição de serviço na viatura comandada pelo cabo C. Silva da 12ª CIPM, durante a manhã, fez a apreensão da droga e de R$70,00(setenta reais) em espécie, que foram apresentados para as formalidades cabíveis ao caso na delegacia juntamente com os envolvidos.

"No mundo em que a tecnologia de informação está cada vez mais intrínseca em nossa sociedade,através de e-mail, rede de relacionamento,uma simples caixa de sugestão que é o canal que mais se adequou a nossa realidade com a população colaborou positivamente com este Órgão de Segurança Pública nos dando a identificação local do possível tráfego de drogas nos dias e horários que ocorriam" afirma o comandante da 12ª Cipm, capitão Marcelo Ribeiro.

A 12ª CIPM juntamente com o CONSEG local já realizaram palestras comunitárias em 10(dez) bairros dos 13(treze) existentes na Cidade de Oriximiná, colocando a disposição dos comunitários as caixas de sugestões como verificador da realidade vivida no dia-a dia pela população na Segurança Pública, onde o policiamento é voltado ao problema que se apresenta naquele momento.


ASCOM CPR I

POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS PARTICIPAM DE “TROTE SOLIDÁRIO” EM SANTARÉM





O “Trote solidário” é uma parceria do 3º Batalhão de Polícia Militar “Batalhão Tapajós” e do 4º Grupamento de Bombeiros Militares e acontece em Santarém, oeste do Pará e consiste na doação voluntária de sangue dos 157 alunos do Curso de Formação de Soldados da Pm e 38 alunos do corpo de bombeiros, além da participação de um número significante de policiais que estão comparecendo ao Hemocentro de Santarém para exercer a solidariedade.


A coleta de sangue começou hoje (10/12) ás 8 horas da manhã e deve se estender por todo o dia e o Hemopa também funcionará em horário especial na sexta-feira (11/12) para atender todos os policiais e bombeiros voluntários.

Antes da doação todos participaram de uma pequena palestra ministrada por uma assistente social do Hemopa que explicou sobre todos os benefícios da doação de sangue e sobre o período em que todos poderão voltar a doar caso desejarem.

Hoje também está acontecendo em todo o Brasil à campanha para doação de sangue em prol da aprovação da PEC300. A data foi escolhida por ser o dia dos Direitos Humanos, então em Santarém o comandante do 3º Bpm tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas e o comandante do 4º Gbm major Cláudio Tavernard incentivaram os alunos e policiais a fazer suas doações e também compareceram ao Hemopa para colaborar com a campanha.

O tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas falou sobre a importância das ações que estão sendo praticadas, “É maravilhoso perceber que nossos alunos e policiais estão aqui colaborando e exercendo a solidariedade. Esse trote já é tradição na Polícia Militar e hoje estamos aqui como doadores voluntários e para pedir também que as pessoas tenham também a mesma atitude”, diz o tenente coronel Mafra.

Os alunos e bombeiros militares já haviam participado esse ano de uma campanha de doação, mas hoje voltaram a doar e para Cláudio Tavernard as ações solidárias são constantes, “Agora já é tradição, pois os alunos e os bombeiros estão aqui reforçando o estoque de sangue do Hemopa e fazem isso sempre o que é motivo de bastante alegria. Também estamos todos doando sangue a favor da campanha da PEC300 o que é apenas mais um motivo para estarmos aqui” , disse o major Tavernard do corpo de bombeiros.


ASCOM CPR I

PROERD FORMA 700 CRIANÇAS EM SANTARÉM

O Programa Educacional de Resistência às drogas formou na quarta-feira (09/12) 700 crianças de nove escolas de Santarém, o evento aconteceu na Igreja da Paz Central. As crianças foram atendidas pelo projeto no segundo semestre de 2009. Essa é a 9ª turma do Proerd em Santarém agora o Proerd Santarém totaliza cinco mil crianças que tiveram instruções sobre como se manter longe das drogas.


O comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho presidiu a cerimônia e comentou que hoje a Polícia Militar do pará tem mais motivos e vitórias para comemorar, “São cinco mil novas vitórias, pois com essa turma esse é o total de alunos atendidos pelo programa que se destaca por sua eficiência e pelo empenho dos instrutores que não medem esforços para que tudo funcione da melhor forma possível para manter nossas crianças longe das drogas e da violência”, disse o coronel Campos.

Na cerimônia as crianças que obtiveram as melhores notas nas redações foram homenageadas com diplomas de primeiras colocadas e no dia (10/12) elas devem participar de um jantar na pizzaria Massabor, que é colaboradora do Proerd.

Os avaliadores das redações das crianças foram policiais com nível superior e pós-graduados o que garante a qualidade no processo seletivo.

No dia 11 até o dia 18 começam as entregas de certificados às crianças que concluíram a formação. A entrega será feita em suas respectivas escolas com a presença de diretores, professores e os pais dos alunos, que tem grande importância nesse processo.

Os responsáveis pelo projeto em Santarém receberam bastante elogios e o carinho das crianças durante a cerimônia foi todo dedicado as sargentos Dirlei Moraes, Ana Lúcia de Alexandria, Duth Sagica e pelo soldado Gleidson Cunha.

A instrutora sargento Dirlei Moraes comentou sobre a felicidade que é formar mais crianças em um projeto tão abrangente, “Estamos muito felizes, pois graças ao apoio que temos do comando e dos nossos colaboradores esse projeto funciona e o melhor é ver a disciplina e o conteúdo que essas crianças apresentam depois de passarem por nossas instruções”, afirma a sargento Dirlei.

ASCOM CPR I