Foram aprovados 40 militares para o nivelamento, todos voluntários. Depois de 17 dias apenas 16 policiais ainda estão resistindo à instrução, ou seja, 60% dos alunos desistiram ou foram desclassificados.
Agora começa o estágio final da instrução e agora estão tendo aulas de defesa pessoal com o professor Edilson Lima Castro que é 2º DAN em Jiu Jitsu. O objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos estejam muito bem preparados para os trabalhos que devem desenvolver em suas novas formas de policiamento.
A seleção dos 40 policiais que iniciaram o curso foi coordenada pelo comandante do GTO tenente Wilton Magalhães Chaves que lembrou que nem havia a possibilidade de grande eliminação de alunos por desistência ou reprovação, “As instruções são intensas e exigem muito esforço físico e tático dos alunos”, disse o comandante do GTO, tenente Wilton.
As instruções começaram na quinta-feira (12/08), e os alunos passaram por instruções que envolvem matérias como: Distúrbios civis, Patrulhamento urbano e rural, Gerenciamento de crise, Abordagem, Operações ribeirinhas e operações especiais. Ao final da instrução os policiais estarão aptos a exercer um policiamento diferenciado do tradicional, porém com o mesmo objetivo, que é realizar o policiamento ostensivo e garantir a segurança da população.
A formatura dos novos integrantes do Grupamento Tático Operacional ocorrerá na segunda-feira, ás 10 horas da manhã no quartel do GTO, localizado na Ismael Araújo.
ASCOM CPR I