São 117 alunos, 70 convocados e os outros 47 estão por força de uma liminar já que só seriam incorporados no começo de 2010. A primeira semana é quando os alunos começam a receber instruções de ordem unida e ficam mais familiarizados com os comportamentos e hábitos que devem adotar nessa nova fase de suas vidas.
O curso terá duração de sete (07) meses e a novidade é que esses homens e mulheres que se preparam para atuarem como policiais militares terão em seus currículos matérias novas como Metodologia do Ensino e também oficinas de Relações Interpessoais e Direitos Humanos.
A supervisora do curso é a tenente Marcélia Chaves Nina que afirma que um bom ensino terá como conseqüência bons policiais militares, “A preocupação da Diretoria de Ensino e Instrução é oferecer uma excelente formação a esses cidadãos que adentram na corporação. Estamos obedecendo uma matriz curricular única estabelecida de acordo com os princípios da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, afirma a tenente.
Ao final do curso a tropa do 3º BPM ganhará aumento no efetivo já que a previsão é que todos os concluintes sirvam aqui em Santarém. O comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho afirma que assim como ocorre em outras cidades do Pará o aumento do números de policiais é um passo grande e importante , “O aumento do efetivo é de grande importância já que significa mais policiais nas ruas reforçando o policiamento ostensivo e aumentando a segurança da população”, diz o coronel Campos.
ASCOM CPR I