terça-feira, 27 de outubro de 2009

POLÍCIA COMUNITÁRA EM JURUTI




Está acontecendo em Juruti, oeste do Pará, o curso de aprimoramento para profissionais de Segurança Pública, chamado "Juruti Mais Segura" em parceria com o ISER ( Instituto de Estudos da Religião), Prefeitura Municipal de Juruti( Guarda Municipal), CONJUS( Conselho Juruti Sustentável ) , ALCOA e Policia Militar do Pará ( 12ª CIPM - DPM de Juruti) com a supervisão do CPR-I. O curso está sendo realizado nas dependências do Destacamento de Policia Militar.

O curso teve inicio no mês de setembro e tem término previsto para o mês de novembro com carga horária de 60h, distribuídas em dias alternados para que todos os policiais militares possam assistir as aulas. As instruções estão de acordo com a matriz curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), voltados a melhorar a segurança pública em Juruti e encontrar alternativas para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores sedimentados na filosofia de Policia Comunitária.

O Instituto de Estudos da Religião, sediado na Cidade do Rio de Janeiro, com experiências em várias cidades brasileiras em estudos de Segurança Pública, foi convidado para levantar todas as informações existentes sobre a violência e criminalidade na cidade, e no final, elaborar um "Plano de Prevenção da Violência", que contenha propostas de ações integradas de enfrentamento da violência de curto, médio e longo prazo que devem ser adotados pela Prefeitura e Órgão de Segurança Pública.

Segundo a Pesquisadora do ISER, Vanessa Cortes, com a descoberta de riquezas naturais através da exploração da bauxita a população do local aumentou em cerca de 600%, que logo necessita de ações mais intensas na área da segurança pública, razão pela qual o curso, "Nosso objetivo é propor sugestões para enfrentar a violência e a criminalidade, apontando caminhos para a construção participativa e encontrar o efetivo da Policia Militar com princípios de Policia Comunitária, vai nos ajudar em desencadear essas ações com mais fluentes do processo".

O capitão Marcelo Ribeiro, foi um dos instrutores do curso na matéria Policia Comunitária, onde cerca de 70 profissionais da segurança pública puderam conhecer as experiências do Programa "Segurança Cidadã" desenvolvido pelo Governo do Estado, nas cidades de Oriximiná, Santarém e de Belém através das matérias lidas em sala dos blogs www.saibadascoisas.blogspot.com e pmcpr1.blogspot.com, como ferramenta de ensino, "O planejamento da 12ª CIPM, é que todos os seus destacamentos possam conhecer e serem instruídos no Segurança Cidadã, capacitando policiais e comunidade local, até o 1º semestre de 2010, nas cidades de Óbidos,Curuá,Faro ,Terra-Santa e o Distrito de Porto Trombetas e pra isso temos o apoio do comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.




ASCOM CPR I


POLÍCIA MILITAR PRENDE ASSALTANTE DE CASA LOTÉRICA EM SANTARÉM







O Núcleo Regional de Inteligência do CPR 1 em conjunto com a 16ª zona de policiamento prendeu Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso e Josimar Aires Costa por volta de 01:00h da madrugada de domingo (25/10). Os dois foram presos na comunidade Arumazal localizada na Santarém/Cuiabá.

O serviço de inteligência obteve as informações e se deslocou até o local onde estava acontecendo um aniversário e nos arredores da casa haviam vários homens conversando com algumas mulheres e o suspeito Josiel Monteiro da Silva foi identificado logo em seguida confessando ser o autor do assalto à uma funcionária de uma casa lotérica ocorrido por voltar das 13 horas do dia 20 de outubro em frente a agencia da Caixa Econômica da Avenida Borges Leal. Na casa onde “Brilhoso” foi preso a Policia Militar ainda encontrou duas espingardas.

Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso, afirmou que do montante roubado havia sido feita uma partilha e ele teria ficado com 15 mil reais, dos quais entregou 12 mil a seu irmão Josimar Aires Costa para guardar, tendo o mesmo enterrado a importância no quintal de sua residência localizada na Rua B, Quadra 17, Lote 26 no bairro da Jaderlândia. O local foi mostrado a Polícia Militar pelo próprio receptador Josimar Monteiro da Silva que desenterrou um pote de
plástico de creme para cabelo onde estava o produto do crime.

Na casa também foi encontrada uma motocicleta e a guarnição da Polícia Militar apresentou os dois homens na delegacia da Polícia Civil onde foi realizado o procedimento. Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso, ainda afirmou ser foragido da justiça do município de Itaituba onde cumpria pena também por roubo.


ASCOM CPR I