quarta-feira, 25 de novembro de 2009

SANTARÉM NÃO É UMA CIDADE VIOLENTA SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Pesquisa divulgada dia 24 de Novembro de 2009 tornou pública a lista das cidades mais violentas do Brasil e enumerou cada uma no ranking. As cidades que compõem o Comando de Policiamento regional 1 não aparecem na lista divulgada pelo Ministério da Justiça. A pesquisa é voltada principalmente para a questão da violência contra jovens e nesse ponto Santarém e região apresentam índices bastante positivos considerando as atuações ostensivas da Polícia Militar no sentido de combater a violência.

São muitas as ações da Polícia Militar para fazer com que o jovem fique longe da violência. No último ano o policiamento ostensivo foi aumentado, a Polícia Militar ganhou mais viaturas e motos para aumentar seu grau de abrangência no policiamento, os programas do governo do Pará para a segurança pública estão em pleno funcionamento nas cidades da região, o número de policiais foi aumentado e os índices de criminalidade diminuem a cada dia.

Em Santarém também é necessário lembrar que a Polícia Militar desenvolve projetos como o Proerd que alerta os jovens sobre os problemas das drogas e da violência, o “Garoto nota 10” do 3º BPM que proporciona esporte para que as crianças tenham práticas saudáveis e fiquem longe das ruas.

A polícia está efetivamente colocando em prática o projeto de Polícia Comunitária que é realidade em Santarém, Monte Alegre e Oriximiná onde a população dos bairros se reúne com a Policia Militar para discutir as questões peculiares a cada área.

Para o comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho o empenho de cada policial tem sido importante para que nossa região não tenha níveis altos de criminalidade, “Todos temos nos empenhado para fazer com que a população esteja em segurança e isso acontece através do policial que está todos os dias na rua fazendo seu trabalho e através daquele policial que também está atuando junto aos jovens e comunidade conscientizando e orientando sobre como reduzir a criminalidade no bairro onde moram”, afirma o coronel Campos.




DADOS:


O Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgaram dia 24 um estudo que mostra como é a exposição dos jovens brasileiros à violência. De acordo com o levantamento, 10 cidades apresentam o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) alto para pessoas com idade entre 12 e 29 anos, num levantamento feito em 266 municípios com mais de 100 mil habitantes e Marabá ficou como a segunda cidade mais violenta para a juventude.

Investimentos

Segundo os dados da pesquisa, as cidades onde os jovens brasileiros estão mais expostos à criminalidade são Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Serra (ES) e Linhares (ES).

Depois de Marabá, entre as cidades do Pará vem Ananindeua que está em 18º lugar, seguida de Belém (34º), Castanhal (49º) e Itaituba (104º).

Já as cidades de São Carlos (SP), São Caetano do Sul (SP), Franca (SP), Juiz de Fora (MG), Poços de Caldas (MG), Bento Gonçalves (RS), Divinópolis (MG), Bauru (SP) e Jaraguá do Sul (SC) registram os menores IVJs.

Violência

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 55% dos jovens brasileiros --de idades entre 12 e 29 anos-- já viram corpos de pessoas assassinadas.

A identificação do grau de violência a que os jovens são expostos é a primeira parte do “Projeto Juventude e Prevenção da Violência” promovido em 13 Estados brasileiros. Nesses locais ainda serão desenvolvidos programas de prevenção, organização de seminários de discussão com gestores, e elaboração de cartilhas para atuação em projetos de prevenção.



ASCOM CPR I

PROERD FORMA 700 CRIANÇAS DE NOVE ESCOLAS


O Programa Educacional de Resistência às drogas vai realizar no dia 09 de dezembro ás 17 horas na Igreja da Paz Central a formatura de 700 crianças de nove escolas de Santarém atendidas pelo projeto no segundo semestre de 2009. Essa é a 9ª turma do Proerd em Santarém e a expectativa para que o trabalho continue sempre abrangendo um número maior de crianças é muito grande.

Durante a cerimônia as crianças que obtiverem as melhores notas nas redações serão homenageadas e no dia 10 elas devem participar de um jantar na pizzaria Massabor que é colaboradora do Proerd, para a sargento Dirlei Socorro Magalhães de Moraes promover a interação é fundamental, “Nosso objetivo é incentivar ainda mais as crianças e estamos adotando essa prática de valorização para que as crianças percebam que além de aprender lições de como evitar ás drogas saibam também que são importantes na família Polícia Militar e se confraternizem com a equipe”, afirma a sargento Dirlei.

Os avaliadores das redações das crianças são policiais com nível superior e pós-graduados o que garante a qualidade no processo seletivo.

Do dia 11 até o dia 18 começam as entregas de certificados das crianças que concluíram a formação e tudo isso acontecerá em suas respectivas escolas com a presença de diretores, professores e os pais dos alunos que tem grande importância nesse processo.

O sucesso do Proerd em Santarém se dá graças ao emprenho e dedicação da equipe composta pelas sargentos Dirlei Socorro Magalhães de Moraes, Ana Lúcia Amaral de Alexandria, Duth do Socorro Cordeiro Sagica e do soldado Gleidson de Sousa Cunha.

O comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho diz que a equipe do Proerd e os alunos estão de parabéns, pois esse processo é de grande importância para que se combata a criminalidade, “Essas crianças atendidas pelo Proerd certamente estão conscientes do mal que drogas trazem para a vida das pessoas e isso é muito importante, pois elas mesmas podem repassar o que aprendem e assim contribuir para que tenhamos cada vez mais nossas crianças longe desse problema das drogas”, afirma o coronel Campos.



ASCOM CPR I