terça-feira, 3 de maio de 2011

AÇÃO DAS POLICIAS CIVIL E MILITAR PRENDE ASSALTANTES DE LOTÉRICA EM SANTARÉM

As policias civil e militar conseguiram no final da tarde de segunda-feira, (02), prender três homens acusados de participação no assalto ao proprietário do Centro Lotérico Casa da Sorte, no centro comercial de Santarém. O assalto aconteceu por volta das 14h30 minutos e de acordo com o delegado Jamil Casseb, responsável pelas investigações, os assaltantes conseguiram subtrair a importância de R$ 13,5 mil reais.

Na ação as polícias, por meio do serviço de inteligência da 16º Zpol, sob o comando do Major Costa e investigadores da policia civil prenderam Arlison Rebelo de Sousa, 22 anos Elenilson Mota Batista, 21 anos e Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso, que no momento da abordagem tentou por várias vezes atingir um policial com uma enxada e foi atingido com um disparo de arma de fogo sendo levado pela equipe do Samu para o Pronto Socorro Municipal.
Josiel, o “Brilhoso” já foi preso antes por crime com as mesmas características, pois confessou ser o autor do assalto à funcionária de uma lotérica em frente a uma agência da Caixa Econômica, ocorrido em outubro do ano passado. Na ocasião foi levado um malote com 90 mil reais que seria depositado no local.

Foram diversos crimes cometidos pelos participantes, pois depois de praticar o assalto os acusados efetuaram um disparo de arma de fogo contra um moto taxista que solidário ao empresário estava em perseguição aos bandidos, logo em seguida tomaram de refém um cidadão que estava em um veiculo que utilizaram para continuar a fuga, mas no final da tarde a ação conjunta resultou na prisão da maioria dos envolvidos.

A polícia busca ainda o quarto envolvido no assalto o elemento Geovane de Sousa Costa, vulgo 'Piroca', que é foragido da justiça de Itaituba e que conseguiu fugir da polícia. Na casa do ‘Brilhoso’ a polícia apreendeu diversas cabeças de pasta base de cocaína, jóias e R$1,500 reais em dinheiro e uma menor que supostamente seria companheira do elemento que praticou o assalto a Agencia da Caixa Econômica Federal.


ASCOM CPR-I

QUASE 2 MIL PRISÕES EM QUATRO MESES EM 16 MUNICIPIOS DO CPR-I

Como resultado da intensificação das ações do serviço reservado da Polícia Militar e do policiamento ostensivo nos 16 municípios sob a circunscrição do Comando de Policiamento Regional I, o primeiro quadrimestre de 2011 é fechado com 1946 prisões com um aumento de 54,07% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram realizadas 1263 prisões.
Os dados são de flagrantes efetuados por policiais militares das três unidades do CPR-I, 3º Batalhão de Polícia Militar, em Santarém; 18º BPM, localizado em Monte Alegre e 12ª CIPM com sede no município de Oriximiná.
O número total envolve pessoas presas por diversos crimes, mas no policiamento ostensivo o maior número de ocorrências é por violência doméstica seguida por desordem e furto.
Foram registradas 238 prisões por furto e roubo, 50 prisões de pessoas por porte de arma, 34 presos por tráfico de drogas e 18 por homicídio. O combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas, além da captura de assaltantes está na mira do serviço reservado que semanalmente retira traficantes das ruas.
Além do trabalho da inteligência foram realizadas por parte dos integrantes da policia militar diversas operações visando à prisão de pessoas ligadas aos crimes de maior potencial ofensivo objetivando retira-las do convívio com a comunidade através do cumprimento de mandados de busca e apreensões, patrulhões no período noturno, assim como diversas abordagens de veículos e pessoas em atitudes suspeitas pelo Policiamento de trânsito.
Todas as ações ocorrem com a colaboração da população quem vem ajudando através de denuncias feitas por meio do 190 e mesmo no trabalho realizado nos bairros nas ações de polícia comunitária que facilita a aproximação do popular com o policial fazendo com que o combate ao crime tenha maior êxito.
O comandante do CPR-I, coronel Eraldo Paulino afirma que assim como realizar o policiamento ostensivo para evitar que os crimes ocorram é de fundamental importância que os infratores sejam retirados do convívio com a população, “Esses números mostram que o intenso trabalho está trazendo resultados positivos para as pessoas, pois a cada traficante preso e a cada arma que é retirada das ruas temos a certeza que um número menor de pessoas será vitimado. Aumentar a segurança da população é nosso maior objetivo e esse trabalho deve continuar cada vez mais forte seguindo orientação do comandante geral da Polícia Militar coronel Mário Solano e do subcomandante coronel Carlos Augusto da Silva”, disse o coronel Eraldo.

ASCOM CPR-I

PROGRAMA “ESTAÇÃO SEGURANÇA” AGORA EM ORIXIMINÁ PELA 12ª CIPM

Mais uma ferramenta de aproximação da Policia Militar do Pará com a comunidade esta sendo implementada na cidade de Oriximiná, o programa de rádio "Estação Segurança" vai ao ar todas as sextas na Rádio Comunitária de Oriximiná, 109,4 FM. A  estreia oficial acontecerá no dia 13 maio do corrente onde o entrevistado será o Comandante do CPR-I , coronel Eraldo Paulino. 
A iniciativa já é sucesso na cidade de Santarém pela Rádio Rural e atualmente na capital através da Rádio Nazaré FM, o "Estação Segurança" visa efetivar e manter um canal aberto de comunicação e diálogo da policia militar com a população Oriximinaense, em ações que visam oportunizar entretenimento e transmitir orientação, conscientização e informação acerca da atividade policial sempre pautadas na prevenção.
A equipe que leva o programa ao ar é composta pelo sargento Ney, cabo Alderlan, cabo Necivaldo e soldado Daniel, todos coordenados pelo capitão Maciel e supervisionados pelo comandante da 12ª CIPM capitão Marcelo Ribeiro que é o mediador do Programa. 
O programa “Estação Segurança” é ao vivo e tem uma hora de duração, então, não perca todas as sextas-feiras, das 16h00 ás 17h00, pela  Rádio Comunitária de Oriximiná (RCO), 109.4 FM.

ASCOM CPR-I

18º BPM DÁ INICIO ÁS ATIVIDADES DO PROERD EM MONTE ALEGRE

O PROERD é um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E. Norte Americano, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plena seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.
Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, educadores, pais e comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula.  E
O Programa  está sendo desenvolvido em Monte Alegre com sucesso nas escolas municipais tanto na zona urbana quanto na zona rural. Na zona urbana as aulas inaugurais ocorreram em seis escolas comtempladas com o programa nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril. Na zona rural serão atendidas 08 (oito) escolas, porém funcionará como ciclo de palestras, como forma de introduzir o Programa. Para a major Cintia Raquel, comandante do 18º BPM é importante levar as noções de prevenção também para os alunos da zona rural, “Nossas crianças precisam de esclarecimentos e saber que as drogas estão presentes em qualquer lugar e podem provocar danos irreversíveis na vida do ser humano e através do Proerd levamos informações a todos, pois logo após receber as informações os estudantes debatem o assunto em casa com os pais”, disse a major Cintia Raquel.
O PROERD visa atingir os alunos em idade escolar, principalmente adolescentes, para expor de maneira significativa e coerente o perigo e as desvantagens do envolvimento com droga e violência de modo geral. O Projeto será empregado nos dois semestres do ano letivo.
Uma das metas do PROERD é também garantir a interação entre alunos, os pais e a escola para em conjunto estabelecer parâmetros para solução de problemas identificados e trabalhar na prevenção para que não venham a ocorrer. O comandante do CPR-I, coronel Eraldo Paulino apóia o programa e afirma que é através da educação que começa a prevenção.

ASCOM CPR-I