segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POLÍCIA MILITAR DESFILA COM NOVO UNIFORME NO DIA 07 DE SETEMBRO


O efetivo do 3º Batalhão de Polícia Militar, em Santarém, oeste do Pará, desfila no próximo dia 07 de setembro em comemoração a semana da pátria com o novo uniforme de cor “verde folha”. Todos os policiais dos 15 municípios que compõem o Comando de Policiamento Regional 1 já receberam, cada um dois conjuntos do novo fardamento que chegou este mês a Santarém.
Os motivos da mudança para uma cor mais clara, diferente da atual azul petróleo que será utilizada até domingo (06/08), são: maior visibilidade para o policial militar nas ruas e maior adaptação com o clima quente e úmido da Amazônia.
Por Lei, os cabos e soldados da corporação devem receber, por ano, dois fardamentos completos e por isso não haverá ônus para o Estado uma vez que já estava previsto esse gasto no Orçamento. Além disso, devido essa mudança, foi feita a distribuição gratuita do fardamento não só para cabos e soldados, mas também para sargentos, subtenentes e oficiais.
O Comando de Policiamento Regional 1 decidiu apresentar o novo fardamento à sociedade no dia 07 de setembro em virtude desta data ter grande relevância para todo cidadão e marcar a Independência do Brasil. Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do pais do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!.
Esse ano somente as forças armadas devem participar do desfile que ocorrerá na orla da cidade, o comandante do CPR 1 coronel Agenor de Campos Coelho afirma que é importante que a população aprecie o desfile, “É importante que todos nós possamos comemorar a independencia do Brasil prestigiar o desfile. Na oportunidade teremos a grata satisfação de apresentar à população o novo uniforme da Polícia Militar do Pará”, afirma o coronel Campos.

AULA INAUGURAL DA 4º TURMA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA TEM PALESTRA SOBRE DIREITOS HUMANOS


A aula inaugural do Curso de Promotor de Polícia Comunitária realizada pelo 3º Batalhão de polícia militar ocorreu no auditório da Associação Comercial de Santarém na segunda-feira (31/08) às 08h30min da manhã e contou com uma palestra com o tema “Direitos Humanos” proferida pelo delegado da polícia civil Carlos Mota.
O objetivo da aula inaugural foi proporcionar aos participantes uma ampla visão da importância do curso para a região. O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária é fruto do trabalho elaborado e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com os Estados membros. A filosofia e estratégia organizacional revela-se como novo paradigma para nortear a conduta de uma polícia contemporânea que tem como finalidade a paz social, respeitando as leis e os direitos fundamentais da pessoa humana.
A turma que participa do curso é composta por 53 pessoas das quais 32 são policiais militares e os demais são representantes de bairros, funcionários do Centro de Perícias Cientificas, Coordenadoria Municipal de Segurança Cidadã e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
O curso é coordenado pela tenente Marcélia Chaves Nina e tem carga horária de 44 horas e ocorrerá no quartel do 3º BPM de 31 de agosto a 09 de setembro e ao final do curso os profissionais estarão capacitados para atuar como promotores da filosofia de Polícia Comunitária e mobilização social das lideranças comunitárias, visando garantir ao máximo a difusão do trabalho em defesa dos direitos de todos e melhor relação entre polícia e comunidade.
Na área do Comando de Policiamento Regional aproximadamente 300 policias já foram capacitados com o curso. O coronel Agenor de Campos Coelho, comandante do CPR 1 que presidiu a solenidade falou sobre a importância do curso e da realidade que é aplicada em Santarém e demais unidades que compõem o Comando de Policiamento, “Aqui Polícia Comunitária já é uma realidade, temos policiais capacitados que atuam nos setores de policiamento e os resultados são os melhores possíveis, pois as pessoas colaboram com a polícia que de posse das informações sobre as necessidades de cada área atua em conjunto com a comunidade. Nos bairros onde os policiais referência atuam é rotineira a prática de reuniões para polícias e moradores discutirem metas de trabalho, isso é importante e tem rendido ótimos resultados”, afirma o coronel Campos.

ASCOM CPR I

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PROERD RECEBE DOAÇÃO DE 700 LIVROS E 1500 CERTIFICADOS DE EMPRESA EM SANTARÉM





O Programa educacional de resistência às drogas PROERD em Santarém recebeu na manhã de terça-feira (25/08) da empresa Eletronorte 1500 certificados e 700 livros do estudante PROERD, currículo 4º série. A doação é uma parceria que garante a continuação do programa no segundo semestre de 2009 possibilitando os conhecimentos necessários na prevenção à violência e as drogas na cidade.

Todas as crianças atendidas pelo projeto apresentam grande interesse de ter informações que as livre das drogas e participam de forma intensa de todas as atividades promovidas pela equipe do Proerd e sem esse material contribuirá muito para facilitar o aprendizado. A sargento Dirlei do Socorro Magalhães afirma que ter parceiros nesse trabalho tem uma grande relevância para que ele continue sendo um sucesso, “Nós temos algumas empresas e parceiros que algumas vezes colaboram com o programa, mas precisamos que todos se envolvam nesse processo, pois o material que é utilizado nas aulas tem uma importância enorme e grande parte das crianças não tem condições de comprar. Estamos agradecidos a empresa que colaborou, pois em alguns semestres chegamos a trabalhar com xérox do material e nem todas as crianças tinham condições financeiras de adquirir e isso tornava difícil o trabalho”, afirma a sargento Dirlei.

É a primeira vez em Santarém que uma grande empresa faz um investimento tão grande como esse na segurança pública, especificamente na preocupação com deixar crianças e jovens conscientes sobre os males dos entorpecentes e ações como essa são uma clara evidência que a sociedade e a população acreditam no projeto da Polícia Militar.

O trabalho do Proerd tem o total apoio do CPR I e o coronel Agenor de Campos Coelho afirma que essas parcerias são sempre bem vindas, “Segurança pública é eficaz com o envolvimento de todos e essa colaboração da Eletronorte é bem recebida, pois prova que todos sabem que é muito mais fácil investir na educação e prevenção do que no futuro combater o crime que pode ser resultado da falta de uma cultura de educação, ficamos contentes”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

OPERAÇÃO "PAZ NA MADRUGADA"


A polícia militar vai realizar a operação “Paz na madrugada” no sábado e no domingo (22 e 23/08) com a finalidade de executar o policiamento preventivo e repressivo aumentando a presença e a ação policial militar nas áreas onde tenham a aglomeração de pessoas e que notoriamente esteja sendo alvo de ações criminosas de gangues.

O objetivo é saturar as áreas adjacentes dos locais visando coibir a ação das gangues, bem como fiscalizar estabelecimentos no tocante ao horário de funcionamento, tráfico de drogas e a presença de menores em situação de risco e prostituição infantil e ação se dará através da realização de barreiras, abordagens, incursões e saturações, no intuito de diminuir os índices de criminalidade com atividades voltadas à prevenção de crimes.

O coordenador da operação é o comandante da 16ª zona de policiamento major João Carlos Costa de Sousa e contará com um efetivo de aproximadamente 50 homens em 8 viaturas e 6 motocicletas. Será empregado o policiamento de transito (PTRAN), grupamento tático operacional (GTO) e o policiamento montado.

ASCOM CPR I

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM COM 74 "PETECAS" DE COCAÍNA





Uma guarnição da 16ª zona de policiamento em conjunto com o núcleo de inteligência da policia militar prendeu na noite de quinta-feira (13/08) por volta das 23 horas o traficante Adolfo Ramos de Abreu de 28 anos, ele estava em uma motocicleta e no momento da abordagem tinha nos bolsos 74 “petecas” de cocaína. A prisão aconteceu no cruzamento da rua NS1 com São Nicolau no bairro da Cohab quando Adolfo Ramos de Abreu estava aguardando um de seus comparadores que o havia acionado pelo telefone celular.
O núcleo de inteligência já estava acompanhando os passos de Adolfo Ramos e ontem foi possível sua prisão em flagrante. Esse traficante também age na modalidade conhecida como “disque-droga” e segundo ele já estava no ramo a quase dois meses. As “petecas” eram comercializadas pelo valor de R$ 10 reais.
O traficante e o possível comprador droga, um rapaz de 19 anos e estudante de Direito foram encaminhados para a delegacia da polícia civil. Na chegada a delegacia o sargento Anacleto Imbiriba observou que o celular de Adolfo Ramos de Abreu não parava de tocar e colocou o mesmo para atender no viva voz e como não foi surpresa se tratava de usuários informando endereço para receber cocaína, foram mais de 30 ligações em menos de uma hora e a polícia foi até os locais citados por ligou e conduziu até a delegacia mais quatro consumidores que foram encontrados em via pública aguardando o traficante.
Adolfo Ramos de Abreu informou que as ligações são constantes e disse ainda que havia adquirido essa remessa de droga ainda na manhã de quinta-feira com um fornecedor conhecido vulgarmente por “Gatinho”.
Todas as pessoas envolvidas foram apresentadas pelo sargento Marcos Augusto Sousa Rabelo ao delegado de plantão quando foi lavrado o flagrante. A polícia militar continua o trabalho ostensivo contra o tráfico de drogas e somente este ano é o quinto caso de prisão de traficante que agia na modalidade “disque-droga”. O comandante do CPR 1 coronel Agenor de Campos Coelho garante que a tendência é aumentar as ações em toda a região, “Desde o começo do ano esse trabalho está intensificado e ele deve continuar ainda de forma mais constante para que a população de Santarém e das cidades da região possam ter mais tranqüilidade, pois droga gera violência e combatendo as drogas evitaremos outros crimes”, afirma do coronel Campos.


ASCOM CPR I