A população está cada vez mais consciente de que o número 190 só deve ser utilizado em casos de urgência e emergência. É dessa maneira que Joelson Silva Machado, do setor de estatística do Centro Integrado de Operações - CIOP, avalia e comemora a redução de trotes e ligações indevidas registradas pelo órgão nesse período.
“Com a diminuição dos trotes, as ligações para o serviço de emergência também reduziram. Só podemos associar esse índice aos apelos que temos feito com a ajuda de vocês da mídia, para que a população use corretamente o serviço. Nossas ações deram certo e as campanhas contribuíram muito. Aqui, já foram registrados 1.750 trotes. Esse número caiu para 74, e agora diminuiu consideravelmente”, explica Joelson.
O órgão garantiu todo esse sucesso através de várias ações por meio de campanhas educativas, discussões em conjunto com a comunidade em geral, cursos e palestras voltados principalmente para estudantes de escolas públicas.
Com as linhas desocupadas por mais tempo, o CIOP também pôde registrar um aumento do número das ocorrências atendidas. A conscientização da população em usar devidamente o serviço contribuiu muito para a eficiência das ações policiais.
“Quem passa trote para a polícia ou ocupa a central de emergência com pedidos que não são de nossa competência só está prejudicando a própria sociedade. A gente pede que seja divulgado que trote é um crime e que prejudica realmente o serviço. O que parece divertido, muitas vezes pode deixar de salvar uma vida”, concluiu.
Fonte: portal na hora
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