sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ASSALTANTE FORAGIDO É RECAPTURADO EM OPERAÇÃO CONJUNTA DA PM E PF EM ÓBIDOS

Uma operação conjunta das policias militar e federal, rendeu na madrugada desta sexta-feira (18), no município de Óbidos, região Oeste do Pará, a recaptura do assaltante Jamerson Ferreira Viana, conhecido no mundo do crime pelo apelido de ‘Tibuca’, que estava foragido do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, em Cucurunã, desde o final do ano passado.

O assaltante foi identificado por policiais durante uma operação que acontece naquela cidade. O foragido passeava por uma rua quando foi abordado e preso.
Jamerson Ferreira Viana será encaminhado para Santarém onde deve voltar para a penitenciária agrícola.

Histórico criminoso:

Jamerson Ferreira Viana, vulgo ‘Tibuca’, 24 anos fugiu do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ pela primeira vez no dia 12.12.2009, mas foi recapturado no município de Uruará/PA em novembro de 2010 e novamente conseguiu fugir sendo encontrado dessa vez em Óbidos. Ele é acusado de, pelo menos, três assaltos na cidade de Santarém.


ASCOM CPR-I

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Operação da PM em Santarém fecha o cerco contra comércio de mídias piratas

A operação comandada pelo aspirante Luiz Wanderley Costa Filho aconteceu no domingo (13/02), por volta das 8 horas na Feira do Produtor do Bairro Aeroporto Velho em Santarém, oeste do Pará. No local a venda de mídias piratas ocorre rotineiramente, mas sempre é combatida pela Polícia Militar através de operações. Dessa vez a PM apreendeu cerca de 1.200 mídias piratas.

A ação contou com participação de 20 policiais militares que montaram um cerco em volta da feira com viaturas localizadas em pontos estratégicos com o intuito de evitar a fuga de vendedores ao se deparar com uma guarnição. Depois de duas horas a operação resultou na apreensão da CDs e DVDs e ainda na prisão de duas pessoas que estavam de posse do material. A PM também prendeu em flagrante um homem por corrupção ativa, pois no momento da abordagem ele chegou a oferecer dinheiro a um grupo de policiais para que não tivesse o material apreendido. O vendedor de mídias piratas foi apresentado na delegacia da Polícia Civil onde foi lavrado o flagrante e pode pegar de 02 a 12 anos de reclusão pelo crime de corrupção ativa que consiste no ato de oferecer, (esse oferecimento pode ser praticado das mais variadas formas) vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública.

Desde o começo do ano a Polícia Militar intensificou as ações contra a pirataria em Santarém. As operações estão ocorrendo nas feiras da cidade, ruas de maior circulação de pessoas e mesmo nos locais levantados pelo serviço de inteligência como pontos de reprodução do material.

A energização das atuações policiais é uma determinação do comandante do CPR-I, coronel Eraldo Paulino para todos os municípios que estão dentro da circunscrição do Comando de Policiamento Regional I.
 
ASCOM CPR-I

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BRASIL RESTRINGE USO DE ARMA DE FOGO PELA POLÍCIA

Brasília - No primeiro dia de trabalho do novo governo, o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos editaram ontem uma portaria conjunta com diretrizes sobre uso da força e de armas de fogo, na tentativa de reduzir a alta letalidade das ações policiais no país. A intenção é adequar a atuação dos agentes de segurança aos tratados internacionais de defesa de direitos humanos.
Estatísticas policiais indicam que mais de 20% dos 35 mil homicídios ocorridos anualmente no Brasil derivam de confrontos de bandidos com a polícia, ou de balas perdidas resultantes dessas ações. As autoridades estimam que mais da metade das mortes poderiam ser evitadas com emprego de armas não letais e adoção de condutas operacionais voltadas para preservar a vida e minimizar danos à integridade das pessoas.
Publicada no Diário Oficial de ontem, a portaria estabelece que o uso da força deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência. Os agentes de segurança pública não deverão disparar armas de fogo, exceto em casos de legítima defesa própria ou de terceiro, contra perigo iminente de morte ou lesão grave. O item 4 proíbe atirar numa pessoa em fuga e que esteja desarmada ou que, mesmo na posse de alguma arma, não represente risco imediato de morte ou de lesão grave a ninguém.
Atirar em veículo que tenta escapar de uma barreira, outra praxe nas ações policiais, também fica proibido, a não ser que o desrespeito ao bloqueio “represente risco imediato de morte ou lesão grave aos agentes de segurança ou terceiros”, diz o texto. “Os chamados disparos de advertência não são considerados prática aceitável”, ainda segundo a portaria.
O ato de apontar arma de fogo contra pessoas durante as abordagens, também passa a ser exceção e deixa de ser prática rotineira e indiscriminada, como atualmente ocorre. A portaria também determina que todo agente policial passe a portar no mínimo duas armas não letais, ou “instrumentos de menor potencial ofensivo”, além de equipamentos de proteção pessoal, independente de portar ou não arma de fogo.
Para ganhar caráter nacional, as secretarias de segurança dos estados deverão editar atos normativos disciplinando o uso da força por seus agentes, de acordo com a portaria federal. Os órgãos de segurança estaduais deverão também criar comissões internas de controle e acompanhamento da letalidade, com o objetivo de monitorar o uso efetivo da força pelos seus agentes. Todo policial deverá preencher um relatório todas vez que disparar uma arma ou usar instrumento de menor potencial, que cause lesão ou morte. 

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1083227&tit=Brasil-restringe-uso-de-arma-de-fogo-pela-policia-

Lavratura do Termo Circunstânciado (TCO) pela PM discutida no Senado

No vídeo abaixo, o Senador do Democratas de Goiás, Demosthenes Torres, defende veementemente a lavratura do TCO pelas PM’s – algo que já ocorre em boa parte das polícias brasileiras:





ASCOM CPR-I

PM PRENDE MOTOTAXISTA CLANDESTINO POR TRÁFICO DE DROGAS


Uma guarnição da 16ª zona de policiamento de Santarém prendeu na madrugada de quarta-feira (09/02) Isaquiel Rêgo de Lima, 22 anos acusado de tráfico de drogas. Ele foi preso em flagrante no bairro Maracanã e em seu poder, os policiais apreenderam cinco trouxas de pasta base de cocaína, R$-85,00 em dinheiro, uma motocicleta Honda/CG 125 Fan e um Smart fone. 

Os policiais estavam fazendo uma ronda de rotina no bairro quando avistaram o Isaquiel, que trabalhava como mototaxista clandestino. Ao observar a presença da viatura, ficou nervoso e atirou os papelotes no chão. Os pm`s desconfiaram da ação e resolveram parar o suspeito, e logo encontraram no chão três 'trouxas' de pasta de cocaína, e quando foi revistado, os policiais encontram mais uma 'trouxa' na carteira e outra no bolso da bermuda, além do dinheiro.
Isaquiel disse que a droga encontrada pelos policiais no chão não era sua, mas as duas 'trouxas' que estavam em sua posse era para seu consumo e que tinha comprado de uma pessoa que não conhecia, além de que o dinheiro era fruto de seu trabalho como mototáxi clandestino. Os policiais não acreditaram na história o rapaz e deram voz de prisão em flagrante. Conduzido à 16ª Seccional, foi apresentado ao delegado Djalma Pereira que o autuou em flagrante por tráfico de droga.
A polícia promete intensificar o combate ao tráfico de drogas, sobretudo monitorando elementos que se travestem de mototaxista para atuar no tráfico em Santarém.

ASCOM CPR-I

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMANDANTE DO CPR-I FALA SOBRE METAS E AÇÕES PARA A REGIÃO



O comandante do CPR-I, coronel Eraldo Paulino, participou na quarta-feira (02/02) de uma entrevista ao vivo na Tv Tapajós, afiliada Rede Globo em Santarém, oeste do Pará e na oportunidade falou sobre o reforço das ações policiais nos 16 municípios da região e do trabalho em conjunto que deverá ser realizado com outros órgãos de segurança pública.
Em entrevista coletiva prestada ás 9 horas na sede do Comando de Policiamento Regional I falou sobre o propósito de fortalecer o serviço de inteligência na região, intensificar operações e com isso combater principalmente o tráfico de drogas.
Em entrevista o coronel Eraldo Paulino também ressaltou o aprimoramento e intensificação das ações de Polícia Comunitária em toda a região e maior atenção aos projetos sociais como o Programa de Erradicação das Drogas –PROERD- e o Garoto Nota 10 do 3º BPM.

 
 
ASCOM CPR-I

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CORONEL PM ERALDO SARMANHO PAULINO ASSUME O CPR I

Em solenidade militar realizada na última sexta-feira (28), presidida pelo Comandante Geral da Policia Militar, CEL PM Mário Solano, ocorreu a passagem de comando do 3º BPM e do Comando de Policiamento Regional I - Santarém. O novo comandante do CPR-I, CEL PM Eraldo Sarmanho Paulino, chega com o propósito de fortalecer o serviço de inteligência na região, intensificar as operações policiais e, com isso, combater, principalmente, o tráfico de drogas. Dentre as prioridades do Comandante, também está o aprimoramento e intensificação das ações de Polícia Comunitária em toda a região e maior atenção aos projetos sociais como o Programa  Educacional de repressão às drogas e à violência – PROERD e o projeto “Garoto Nota 10”, do 3º BPM, cujo Comandante é o TEN CEL PM Anthenor Oliveira. Para o coronel PM Eraldo Sarmanho, intensificando as ações de inteligência, o resultado, certamente, será positivo; uma vez que, com base nos dados e informações do serviço reservado, é possível chegar até o crime e realizar o enfrentamento efetivo ao tráfico de drogas. O policiamento ostensivo também será reforçado, conforme cita o Comandante,  com a missão de coibir a criminalidade.


ASCOM CPR-I