quarta-feira, 30 de setembro de 2009

INFORMAÇÃO "MOÇÃO DE APLAUSOS"

O Plenário da Câmara municipal de Santarém, em Sessão ordinária, realizada no dia 23 de Setembro de 2009, aprovou a “Moção de Aplausos” do Vereador Bruno Pará ao Comando de Policiamento Regional I, pela criação do blog oficial deste Comando, cuja proposta é interagir coma tropa e com a população no sentido de estreitar laços e receber denuncias, elogios e demais colocações que queiram ser feitas pela população ou policiais militares.
Na “Moção de Aplausos” o legislador cita o seguinte, “Senhores vereadores, a briosa Polícia Militar do Estado do Pará, sempre tem se manifestado com ações que possibilitem oferecer segurança ao cidadão na área de sua circunscrição. O Comando de Policiamento Regional 1, implementou um espaço eletrônico, onde qualquer pessoa possa se manifestar através de denúncias, informações, oferecer sugestões, ou até mesmo cobrar maior efetividade nos serviços. O blog oficial colocado no ar, demonstra mais uma vez que a PM procura cada vez mais se aproximar do cidadão visando atender com maior rapidez e eficiência as reivindicações da população na área da segurança pública. Parabéns portanto a Polícia Militar, pela brilhante iniciativa, oferecendo maus uma opção de atendimento ao público da nossa comunidade e região”, assina o vereador.
O Comando de Policiamento Regional 1, agradece o prestigio e informa que o blog www.pmcpr1.blogspot.com está a disposição de todos para quaisquer denuncias, elogios e informações que podem ser enviados a nosso email ascomcpr1@gmail.com.

ASCOM CPR I

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DOS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA - TAF (CFS PM/2009).

O Diretor de Pessoal, no uso de suas atribuições legais, e considerando que policiais militares foram convocados e incluídos posteriormente na relação para o CFS/PM/2009 por esta Diretoria, em virtude de Mandado Judicial para freqüentarem o Curso de Formação de Sargentos PM (CFS PM/2009).

Resolve:

Fica marcado para o dia 01 OUT 2009, o Teste de Aptidão Física (TAF), na Escola Superior de Educação Física (ESEF), sita na Avenida João Paulo II, no horário das 07:00 às 12:00 horas, para todos os Cabos que foram inspecionados pela Junta Regular de Saúde da PMPA e foram considerados Aptos para o CFS PM 2009. Devendo todos os militares estarem presente no local, devidamente uniformizados com o uniforme de Educação Física.

JOSE OSMAR ALBUQUERQUE ROCHA NETO – CEL QOPM

DIRETOR DE PESSOAL

Fonte: (www.pm.pa.gov.br)

3º BPM COMEMORA 191 ANOS DA POLÍCIA MILITAR


A cerimônia foi realizada no quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar na manhã de sexta-feria (25/09), e contou com a presença de autoridades civis e militares em um ambiente de fraterna comemoração. Ao longo dos 191 anos a Polícia Militar do Pará conseguiu estabelecer um relacionamento estreito com a sociedade e diversos projetos sociais foram desenvolvidos para atender as diretrizes da corporação. A solenidade cívico militar iniciou por volta das 9 horas e serviu ainda para homenagear membros antigos da corporação que foram agraciados com promoções e comendas.

De acordo com o comandante do CPR I (Comando de Policiamento Regional I), Coronel Agenor Campos os 191 anos é motivo de total alegria. “Hoje é mais um motivo de alegria para a gente porque a gente vê que a instituição ela é perene e ela se fortalece a cada ano e 191 anos não é qualquer instituição que comemora, então essa é também uma vitória da população, do governo e eu acho que a Polícia Militar aqui na região vem correspondendo e implementando novos conceitos de polícia e isso nos fortalece como profissional e como cidadão”, declarou.

O tenente-coronel Jairo Mafra falou que ao longo dos anos a polícia buscou a evolução e hoje a vivência polícia/comunidade busca melhorar a qualidade de vida da sociedade como um todo. “A sociedade vive sempre em transformação e a Polícia Militar, principalmente após a nossa Carta Magna de 88, procurou estar se coadunando em suas ações com as transformações que tem a sociedade e a tônica nossa que é uma diretriz da segurança publica é justamente a defesa dos direitos humanos. Então, nós em nossos cursos estamos buscando trabalhar a dignidade dos valores humanos e nesse sentido as nossas ações de policiamento comunitário, que vêm unir a polícia e a comunidade, elas vêm evoluindo e buscando melhorar cada vez mais”, enfatizou.

(portal na hora)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

LEI RESTRINGE VENDA DE FARDAS DA PM



Em outubro deste ano passa a vigorar no Estado do Pará a Lei 7.285/2009, que impõe limitações à venda de uniformes militares. No último domingo, o repórter do Fantástico Giovani Grizotti mostrou ao Brasil os perigos da falta de limites à fabricação e venda de uniformes, insígnias e distintivos.
'O repórter mostrou perfeitamente como agem os criminosos, que se utilizam da farda e das insígnias para aplicar golpes dos mais variados. É um perigo imenso para o cidadão de boa-fé, que acredita na ação policial e não tem como saber se o fardado é um policial ou um bandido disfarçado', afirma o deputado Márcio Miranda (DEM), autor da Lei.
De acordo com o artigo 1° do texto legal, 'as pessoas jurídicas que confeccionam, distribuem e comercializem peças de uniformes, distintivos e insígnias da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento do Sistema Penitenciário e Guarda Municipal, deverão cadastrar-se junto ao órgão competente para o exercício de suas atividades'.
Após o cadastramento dos comerciantes, o Pode Executivo emitirá o respectivo certificado de autorização, 'que deverá ficar exposto em lugar visível no estabelecimento comercial e terá validade de dois anos'.

O descumprimento do texto legal acarretará penalidades como advertência, multa, apreensão do produto, proibição de fabricação do produto, suspensão do fornecimento do produto, suspensão temporária da atividade, cassação da licença do estabelecimento.

Aprovada pelos deputados estaduais, a legislação foi promulgada em 14 de julho pelo presidente da Assembleia Legislativa , Domingos Juvenil. Com a publicação da lei, o Pará está fora da lista de 13 estados que não possuem legislação especifica sobre a venda de uniformes.


Fonte: (O liberal)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NOTA DE FALECIMENTO

É com extremo pesar que o Comando de Policiamento Regional 1 informa o falecimento do Subtenente BM Sebastião Fonseca de Anchieta, ocorrido no último dia 22 de Setembro.

O Subtenente BM Sebastião Fonseca de Anchieta estava em serviço quando foi vítima de um acidente.

Lamentamos o ocorrido e oferecemos aos familiares, amigos e Bombeiros Militares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.

Coronel QOBM Agenor de Campos Coelho
Comandante do CPR 1

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PEC 300, NÓS ACREDITAMOS


PEC 300


PEC 300 é uma emenda constitucional de autoria do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá,

prevê que a remuneração de militares dos Estados não seja inferior aos dos Distrito Federal.

Saiba mais aqui:

http://www.pec300.com/

DICAS DE SEGURANÇA NAS RUAS


*Evite locais desertos.
*Não ande armado.
*Previna-se contra a ação de marginais não ostentando objetos e valor como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.
*Evite passar em ruas e praças mal iluminadas.
*Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.
*Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.
*Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem,café etc.
*Ao sair sozinho procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veiculo suspeito.
*Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa.
*Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.
*Nunca aceite bebida oferecida por estranhos. Ela pode conter drogas.
*Se você for a uma festa ou um show onde exista multidão, tome cuidado caso leve crianças pequenas. Coloque nelas, uma identificação.

ASCOM CPR I

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

LAÇAMENTO DO BLOG SERÁ DIA 22 DE SETEMBRO







O Comando de Policiamento Regional 1, vai lançar, na semana que se comemora o aniversário de 191 anos da Polícia Militar do Pará o blog do CPR 1.
O evento de lançamento vai acontecer na terça-feira (22/09) no refeitório do 3º Batalhão de Polícia Militar ás 18 horas. O objetivo do blog “pmcpr1.blogspot.com” é estabelecer maior contato e interatividade entre a população e a tropa dos 15 municípios que compõem este Comando de Policiamento que tem responsabilidade por dois batalhões e uma companhia.
Nossa região é imensa e através deste blog a pretensão é diminuir as distâncias e fazer com que a população de cidades com distancias extremas como, por exemplo, Faro, Monte Dourado e muitas outros municípios possam ter contato com o Comandante do Policiamento Regional 1, coronel Agenor de Campos Coelho e expor suas idéias, propostas e denuncias sobre criminalidade.
O blog também será um ponto de apoio e informação para que os militares que servem nesses municípios tenham conhecimento sobre cursos e noticias importantes para a tropa.
Qualquer pessoa pode acessar o blog e mandar sua sugestão, denuncia de crimes que aflijam seu bairro, comunidade ou cidade para o e-mail ascomcpr1@gmail.com, pois o comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho terá acesso a todas as informações e deverá providenciar possíveis soluções.


ASCOM CPR 1

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DUPLA É PRESA COM 40 GRAMAS DE MACONHA EM ALTER DO CHÃO







A prisão dos elementos Laurí Flávio Vasconcelos e Horácio Ataíde Filho aconteceu às 04 horas da madrugada de domingo (13/09) na Vila Balneária de Alter do Chão quando foram abordados por uma guarnição da Policia Militar que fazia o policiamento ostensivo no local.
A dupla em atitude suspeita se recusou ser revistada e quando foi procedida à revista o soldado Armindo encontrou em um dos bolsos da roupa que um deles estava trajando um pacote contendo a quantia aproximada de 40 gramas de maconha.
Segundo informações de populares os dois homens estariam comercializando a drogas as proximidades do sairódromo. Na manhã de domingo uma guarnição da Polícia Militar fez a condução de Laurí Flávio Vasconcelos e Horácio Ataíde Filho para a seccional da Polícia Civil em Santarém onde foram autuados por tráfico de drogas e também deverão responder por terem resistido à prisão.
O comandante do policiamento no dia do evento major Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho informou que outras duas pessoas foram flagradas com papelotes de maconha, mas o fato ocorreu fora do evento, “ A outra ocorrência envolvendo material entorpecente ocorreu fora da área do sairódromo e neste caso os homens estavam com 02 papelotes também de maconha, mas graças a intensificação dos trabalhos em todas as noites o comércio de droga foi coibido”, afirma o major Risuenho.

ASCOM CPR I

GRANDE ESQUEMA DOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA GARANTIU SAIRÉ TRANQUILO EM ALTER DO CHÃO






O policiamento começou no dia 10 de setembro e termina hoje, quando ocorre a apuração dos votos ás 17 horas com a divulgação do boto vencedor.
A missão da Polícia Militar durante todos esses dias foi de garantir a ordem pública na vila balneária de Alter do Chão e nas estradas que dão acesso ao local. Durante todos os dias o policiamento ostensivo em suas diversas modalidades que compreendem a atuação do Policiamento de Trânsito, Cavalaria, 16ª zona de policiamento, Grupamento Tático Operacional e Companhia de Guarda trabalharam para evitar crimes e infrações.
O trabalho foi realizado em conjunto com os demais órgãos de segurança pública como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Ciretran, Secretaria Municipal de Transportes e demais órgãos judiciários e da administração pública de Santarém.
Em todas as noites 800 homens atuaram diretamente no local interno e externo da festa, nas praias, praças e viaturas que farão rondas ostensivas em toda a vila balneária com o objetivo de garantir a segurança do evento. O policiamento ordinário também foi empregado no Terminal Rodoviário, pontos de ônibus e postos de saúde da Vila Balneária.
Em Santarém o reforço nos pontos de ônibus de onde saem os veículos para Alter do Chão foi aumentado com o objetivo de garantir a ordem pública.
O policiamento de trânsito este ano utilizou 02 etilômetros e flagrou um grande número de motoristas embriagados, também foram apreendidos veículos com documentos vencidos e autuados condutores sem carteira de habilitação.
Durante todas as noites as ocorrências registradas foram de agressões físicas e pequenos furtos, mas todos em todos os casos a Polícia Militar em conjunto com a Policia civil conseguiu identificar os autores que foram presos.
Para o comandante regional da Policia Militar esse foi um Sairé tranqüilo, “ As pessoas saíram de suas casas, foram se divertir e graças a ação conjunta de todos os órgãos de segurança tivemos uma festa tradicionalmente bonita e segura”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

POLÍCIA MILITAR ORGANIZA UMA GRANDE OPERAÇÃO PARA SEGURANÇA DO SAIRÉ 2009



A polícia militar está colocando em prática a operação planejada para a segurança do Sairé 2009 e o policiamento começou a ser reforçado no dia 10 de setembro e deve se estender até o dia 14 quando ocorre a apuração dos votos e a premiação do boto vencedor.
A missão da Polícia Militar é garantir a ordem pública na vila balneária de Alter do Chão e nas estradas que dão acesso ao local. Durante todos os dias do evento haverá o policiamento ostensivo em suas diversas modalidades que compreendem a atuação do Policiamento de Trânsito, Cavalaria, 16ª zona de policiamento, Grupamento Tático Operacional e Companhia de Guarda.
Durante todo o evento serão empregadas 05 viaturas, 01 ônibus, 02 bases móveis, 01 caminhão condutor de carga viva e 04 motocicletas. As viaturas serão empregadas no policiamento da vila balneária e nas barreiras da Rodovia Everaldo Martins.
A Polícia militar deverá trabalhar em conjunto com os demais órgãos de segurança pública como Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Ciretran, Secretaria Municipal de Transportes e demais órgãos judiciários e da administração pública de Santarém.
A somatória do efetivo empregado em toda a operação (dia e noite) é de aproximadamente 800 homens que deverão atuar diretamente no local interno e externo da festa, nas praias, praças e viaturas que farão rondas ostensivas em toda a vila balneária com o objetivo de garantir a segurança do evento. O policiamento ordinário será empregado também no Terminal Rodoviário, pontos de ônibus e postos de saúde da Vila Balneária.
Em Santarém para garantir a segurança ocorrerá reforço nos pontos de ônibus de onde saem os veículos para Alter do Chão.
O sub comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, major Carlos Eduardo Ribeiro Risuenho o efetivo está sendo reforçado na proporção que aumenta também a expectativa de aumento no número de pessoas que devem comparecer a festa, “Esse ano ocorreu um aumento de 20% no policiamento em comparação com o ano passado, pois a expectativa é que o público seja maior. Nosso objetivo é o policiamento ostensivo, educativo e se necessário repressivo”, afirma o major Risuenho.
O policiamento de trânsito este ano deverá utilizar 02 etilômetros e a recomendação aos motoristas e que evitem conduzir veículos embriagados para evitar riscos de acidente, pois em caso de constatação de embriaguez serão autuados.
Todo o efetivo da Polícia Militar está sendo empregado nessa operação, inclusive os policiais do serviço administrativo por determinação do comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho, “Todo o efetivo está sendo empregado a exemplo do que rotineiramente ocorre nos eventos de grande proporção e o nosso objetivo é que todos se divirtam com segurança. A vida é o bem maior de todos e é nisso que as pessoas devem pensar”, afirma o coronel Campos.

ASCOM CPR I

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

POLÍCIA MILITAR FORMA MAIS UMA TURMA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM SANTARÉM


Na manhã de quarta-feira (09/09/09), em Santarém, oeste do Pará, o 3º Batalhão de Polícia Militar formou no auditório da Associação Comercial mais uma turma no Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. Foram formadas 52 pessoas e nesse total estão incluídos policiais militares, bombeiros, agentes de trânsito do município de Santarém, presidentes de Bairros e comunidades.
O Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária é fruto do trabalho elaborado e desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com os Estados membros. A filosofia e estratégia organizacional revelam-se como novo paradigma para nortear a conduta de uma polícia contemporânea que tem como finalidade a paz social, respeitando as leis e os direitos fundamentais da pessoa humana.
O curso foi coordenado pela tenente Marcélia Chaves Nina com carga horária de 44 horas e ocorreu de 31 de agosto a 09 de setembro e hoje, ao final do curso os profissionais capacitados para atuar como promotores da filosofia de Polícia Comunitária e mobilização social das lideranças comunitárias receberam seus certificados de conclusão do curso na cerimônia que contou com a presença da prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins Lima e dos comandantes do 3º BPM, tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas e do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho.
O comandante do 3º BPM Jairo Mafra Mascarenhas afirmou que agora com novos policiais com o curso será possível implementar de forma mais intensa as ações nos bairros, “Com a formação de mais uma turma de policia comunitária poderemos aumentar o número de policiais referencia e a finalidade de tudo que fazemos é sempre prestar o melhor serviço possível a população”, afirma o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.
Na área do Comando de Policiamento Regional aproximadamente 500 policias já foram capacitados com o curso. O coronel Agenor de Campos Coelho, comandante do CPR 1 que presidiu a solenidade falou sobre a importância do curso e da realidade que é aplicada em Santarém e demais unidades que compõem o Comando de Policiamento, “Polícia Comunitária é uma realidade positiva para a comunidade e para o bom serviço de policiamento ostensivo em Santarém. É com a ajuda da população que estamos conseguindo reverter os índices de criminalidades em toda a região do CPR 1”, afirma do coronel Campos.

ASCOM CPR I

terça-feira, 8 de setembro de 2009

PM PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA COM MEIO QUILO DE COCAINA


No final da tarde de sábado (05/09), em Santarém, oeste do Pará, a Polícia Militar prendeu em flagrante José Augusto de Sousa Moura com a quantidade aproximada de meio quilo de cocaína, além de uma balança de precisão digital e no momento de sua prisão ainda apresentou uma carteira de identidade falsificada com o nome de José Maria de Albuquerque, mas como já tem passagem pela polícia foi facilmente identificado.
Depois de muitos anos foragido da Penitenciária Sílvio Hall de Moura e acusado de vários assaltos em Santarém agora ele deve responder pelos crimes que já havia sido julgado.
O homem foi levado para a Seccional de Polícia Civil e apresentado ao delegado Jamil Casseb, autuado em flagrante por tráfico de droga, falsidade ideológica e uso de documento falso. Depois das formalidades legais do flagrante, Augusto foi diretamente para uma Penitenciária Sílvio Hall de Moura, de onde estava foragido há mais de dez anos e ali deve passar uma boa temporada.
A polícia militar continua o intensificando o trabalho ostensivo na região com o objetivo de garantir maior segurança à população. O comandante da 16º zona de policiamento major João Carlos Costa de Sousa afirma que em todos os setores de policiamento está havendo aumento das ações policiais, “Estamos reforçando o policiamento em todas as áreas da cidade e todas as ações que estão sendo realizadas como as operações nos fins de semana e rondas mais intensas nos bairros mais afastados tem a finalidade de fazer com que a população tenha efetivamente mais segurança e nosso trabalho só tende a aumentar, sempre com o apoio do comandante do 3º BPM tenente coronel Jairo Mafra Mascarenhas e atendendo orientações do comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho”, afirma o comandante da 16º zpol.

ASCOM CPR I

POLÍCIA MILITAR APRESENTA NOVO UNIFORME DURANTE DESFILE DE 7 DE SETEMBRO


No desfile que comemorou a independência do Brasil, ocorrido na orla de Santarém, oeste do Pará a polícia militar desfilou em homenagem a semana da Pátria e apresentou à população que estava presente o novo uniforme de cor “verde folha”. Desde o inicio da manhã de segunda-feira o uniforme utilizado pela polícia militar em Santarém e todos os outros municípios que compõem o Comando de Policiamento Regional 1 é um verde mais claro que tem o objetivo de dar mais visibilidade.

Na segunda-feira, apenas as instituições militares e seus projetos sociais desfilaram na Avenida Tapajós. O desfile teve inicio às 8 horas com o hasteamento das bandeiras que foi feito pelo vice prefeito de Santarém José Antônio Rocha, pelo comandante do 8º Bec Coronel Ribeiro e pelo comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho. Logo em seguida o clube dos desbravadores deu inicio aos desfiles seguido do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, Polícia Militar do Pará, Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros.

Este ano a Polícia Militar além de apresentar seu novo uniforme levou também para a Avenida em homenagem a semana da Pátria os alunos dos projetos “Garoto nota 10”, Programa de Erradicação das Drogas e da Violência (Proerd) e também desfilou um projeto que tem apoio do Comando de Policiamento Regional 1, A guarda Mirim Ambiental.

Todas as forças que participaram do desfile foram aplaudidas pela população que envolvida no sentimento de amor ao Brasil compareceram ao local para prestigiar a homenagem. O desfile terminou antes das 10 horas da manhã o que foi avaliado de forma positiva, pois não expôs a população ao calor intenso e desconforto.

O comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho afirmou que é sempre motivo de orgulho comemorar a independência do Brasil, “Essa data tem uma importância enorme para todos os brasileiros e todos os policiais militares que desfilam hoje carregam um grande sentimento de patriotismo, também para marcar a data é que começamos hoje a utilizar o novo uniforme em Santarém para que a população se familiarize com o que irá ver nas ruas a partir de hoje”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

POLICIA MILITAR LANÇA FOLDER COM DICAS DE SEGURANÇA EM ORIMINÁ





A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar localizada em Oriximiná, oeste do Pará, estará lançando no sábado (07/09), ás 10h00 no Garcia Plaza um folder dicas de segurança contendo 45( quarenta e cinco) orientações sobre comportamento no dia-a-dia nas ruas, nas compras, nos bancos, segurança em casa, aos ciclistas, aos motociclistas, em embarcações e recomendações gerais que orientam a comunidade.
O folder foi confeccionado em parceria e colaboração com Instituições do governo, Prefeitura Municipal de Oriximiná e empresários do local, ele marca os 02(dois) anos de implantação da CIPM. O objetivo e passar o maior número possível de dicas de segurança a comunidade local e na oportunidade do lançamento o mascote da PM o Pmzito estará presente. Esta estratégia é mais uma das ferramentas do Programa Segurança Cidadã que tem a finalidade de proporcionar sempre a mútua colaboração entre polícia e populares.
Durante o lançamento o Comandante da 12ª CIPM, capitão Marcelo Ribeiro estará proferindo palestra sobre o atual programa que está sendo executado na segurança pública do Estado e aplicado de forma intensa nas cidades abrangidas pelo Comando de Policiamento Regional 1, “Queremos desenvolver a cultura de proteção para o cidadão,evitando assim que se torne uma vitima em potencial e para que evitem comportamentos de riscos, construindo ações preventivas e educativas, direcionadas a Filosofia de Policia Comunitária que com sucesso também está sendo desenvolvida na Princesa do Trombetas”, afirma o comandante da 12ª CIPM.
O programa tem a coordenação do comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho e já lançou diversas ferramentas de sucesso para a segurança como o PMzito e agora as dicas de segurança que serão distribuídas nas ruas, escolas e nos nossos encontros com a comunidade.


ASCOM CPR I

12ª CIPM COMEMORA 02 ANOS DE CRIAÇÃO




A 12ª Companhia Independente de Polícia Militar que abrange os municípios de Faro, Terra Santa, Juruti, Oriximiná, Porto Trombetas, óbidos e Curuá, no oeste paraense, completa 02 anos de criação. A data será comemorada com uma programação que começa na quinta-feira (03/09) onde será realizado um culto ecumênico no comando da 12ª CIPM às 9 horas e se encerra na sexta-feira (04/09) com a solenidade militar às 17 horas na Praça Santo Antônio no município de Oriximiná onde está localizado o comando da companhia.
A companhia garante a segurança dos municípios e efetivamente realiza o trabalho de Polícia Comunitária que já é realidade em grande parte das cidades abrangidas pelo Comando de Policiamento Regional 1. Em Oriximiná as reuniões com a comunidade para saber a opinião da população e ouvir sugestões sobre os problemas que afligem os bairros são freqüentes e essa parceria tem rendido resultados positivos para a segurança pública e isso é demonstrado pelo baixo índice de criminalidade registrado nesta cidade e nos outros municípios de abrangência da Companhia.
O trabalho de educação das crianças e alerta para os problemas com a criminalidade é feito através do PMZITO uma ferramenta no trabalho de Polícia Comunitária dentro do programa Segurança Cidadã do governo do Estado. O PMZITO visita escolas, participa de palestras e contribui com dicas de seguranças e ainda alerta sobre os perigos das drogas.
Atualmente a 12ª CIPM é comandada pelo capitão Marcelo Ribeiro que tem intensificado as ações ostensivas nas cidades abrangidas pela Companhia e principalmente implementado as ações de Polícia Comunitária para garantir sempre a maior interação entre a Polícia Militar e a população, “É motivo de orgulho comemorar o aniversário da 12ª CIPM e o que nos causa maior satisfação é saber que a população e a polícia trabalham em conjunto e isso é que tem funcionado para garantir a segurança a todos”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.
O policiamento das cidades abrangidas foi reforçado com a formação de policiais da turma de 2008 e existe aumento nesse número com a formação de novos policiais que no momento ainda passam pelo processo seletivo. O comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho afirma que a evolução dos trabalhos na região são claros, “ A companhia foi revitalizada e a população é parceira da Polícia Militar nos trabalhos de combate ao crime e isso garante os avanços conseguidos até hoje e a diminuição das ocorrências. Garantir a segurança através da filosofia de Polícia Comunitária é uma orientação dada á todas as unidades que compõem este comando”, afirma o coronel Campos.

ASCOM CPR I