quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ENCONTRO EM BELÉM PROMOVE DEBATE SOBRE A PEC 300




Na terça-feira (27), no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar), Policiais Militares reuniram-se para discutir o processo de tramitação da emenda da PEC 300. O debate teve o apoio de representantes do Governo do Estado como a Líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembléia Legislativa, a Deputada Estadual, Regina Barata, do Chefe da Casa Civil, Cláudio Putty, do Chefe da Casa Militar, Coronel Pantoja, e também do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Luís Dário da Silva Teixeira. Além da PEC 300, outros assuntos foram abordados na reunião como a questão do tempo integral e da dedicação exclusiva dos militares.
Segundo a Deputada Regina Barata, as iniciativas dos debates já se tornou um grande avanço para a classe. “O governo tem que entender a importância do projeto, para isso devemos mostrar a viabilidade”, relata a Líder da Bancada do PT. A viabilidade de aprovação será estudado com cuidado, na Assembléia Legislativa e pela Casa Civil, para que se análise os impactos orçamentários no Estado.
Outro ponto discutido foi as medidas que serão tomadas para a viagem dos policiais à Brasília, afim de dar o apoio no dia da votação da PEC 300, na Camâra dos Deputados Federais. A estimativa, é que uma comitiva composta de 600 policiais e bombeiros militares, do Pará, se desloquem ao Distrito Federal em 12 ônibus.




IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ESTARÁ DIA 05 DE NOVEMBRO DO 3º BPM



A peregrinação faz parte dos preparativos para as Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Santarém. Em 2009, o círio completa 91 anos de existência, tornando-se, assim, um dos maiores e mais tradicionais eventos religiosos do Brasil.


O Círio acontece em novembro e a peregrinação como parte dos preparativos das Festividades alcança agora o quartel do 3º BPM “Batalhão Tapajós” onde haverá uma celebração que acontecerá na manhã do dia 05 de Novembro, ás 9 horas, na Avenida Cuiabá.


Policiais militares, familiares e convidados participarão do evento religioso. O Comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho faz o convite para a celebração que já é tradicional.


ASCOM CPR I

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MARCHA PELA PEC 300, JÁ É SÁBADO


Santarém será palco de um Grande Evento dia 31 de Outubro, às 17 horas, tendo como ponto de partida a Praça Tiradentes, com muitas atrações e shows, será a “MARCHA PELA PEC 300”!!! Evento que vem ocorrendo em todo o Brasil, em inúmeras cidades e capitais a exemplo de Belém que reuniu mais de 15 mil pessoas; a marcha que ocorre com adesão de toda a sociedade brasileira, luta por melhores condições de Segurança Pública para todo o povo brasileiro, valorização e dignidade para os trabalhadores que anonimamente dedicam suas vidas para defender o Cidadão, são milhares de homens e mulheres, Policiais Militares e Bombeiros Militares dispostos a servirem a Sociedade “...MESMO COM O SAGRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA...” compromisso assumido em Juramento Solene em cerimônia pública que todo profissional de segurança pública declara de viva voz, diante dos atentos olhos da Sociedade!!!
É fundamental apoiarmos a iniciativa que trará um grande avanço para toda a nossa Sociedade, a Proposta de Emenda Constitucional 300, trata da unificação dos vencimentos, través de um piso salarial nacional, equiparando todos os Estados da União ao Distrito Federal, a participação da Sociedade é primordial se informando e votando através dos seguintes meios, 0800 61 96 19 e 0800 61 22 11 ou do portal http://www.pec300.com/, exerça seu direito de votar pela melhoria da segurança pública em todo o Brasil!
Haverá também votação pela internet nesta sexta, sábado e domingo na orla de Santarém em quiosques com distribuição de panfletos explicativos, venha e participe desta festa cívica.


Major Mardock

DPM DE JURUTI PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA CATARINENSE DE POSSE DE CINCO ARMAS


Uma guarnição comandada pelo sargento Vidal prendeu no domingo(25/10) por volta das 23 horas, em Juruti, oeste do Pará, VolmirSulzbach. O cidadão foi denunciado por sua companheira, senhoraViviane dos Santos Sost que entrou em contato com o Destacamento dePolícia Militar do município informando que estava sendo ameaçada peloseu companheiro de nome Volmir Sulzbach, conhecido por gaúcho. Aguarnição imediatamente compareceu no local para averiguações e foiinformada pela vitima que o companheiro além de estar ameaçando suavida ainda tinha sob sua posse algumas armas de fogo. O fato foicomprovado e os policiais militares encontraram na residência do casalum revolver calibre .38, um rifle calibre 22, uma espingarda calibre12, uma espingarda calibre 20 e uma garruncha cano duplo.Valmir Sulzbach foi preso em flagrante por violência contra a mulher eposse ilegal de armas. Quando a ocorrência estava sendo repassada parao Ciop (Centro Integrado de Operações Policiais) foi detectado quehavia contra Valmir, vulgo “Gaúcho” um mandado de prisão da emitidopela comarca da cidade de Navegantes em Santa Catarina pelos crimes deameaça e violação de domicilio, previstos nos artigos 147 e 150 docódigo penal. O acusado foi apresentado na delegacia da policia civil de Juruti paraos procedimentos legais.


ASCOM CPR I

terça-feira, 27 de outubro de 2009

POLÍCIA COMUNITÁRA EM JURUTI




Está acontecendo em Juruti, oeste do Pará, o curso de aprimoramento para profissionais de Segurança Pública, chamado "Juruti Mais Segura" em parceria com o ISER ( Instituto de Estudos da Religião), Prefeitura Municipal de Juruti( Guarda Municipal), CONJUS( Conselho Juruti Sustentável ) , ALCOA e Policia Militar do Pará ( 12ª CIPM - DPM de Juruti) com a supervisão do CPR-I. O curso está sendo realizado nas dependências do Destacamento de Policia Militar.

O curso teve inicio no mês de setembro e tem término previsto para o mês de novembro com carga horária de 60h, distribuídas em dias alternados para que todos os policiais militares possam assistir as aulas. As instruções estão de acordo com a matriz curricular da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), voltados a melhorar a segurança pública em Juruti e encontrar alternativas para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores sedimentados na filosofia de Policia Comunitária.

O Instituto de Estudos da Religião, sediado na Cidade do Rio de Janeiro, com experiências em várias cidades brasileiras em estudos de Segurança Pública, foi convidado para levantar todas as informações existentes sobre a violência e criminalidade na cidade, e no final, elaborar um "Plano de Prevenção da Violência", que contenha propostas de ações integradas de enfrentamento da violência de curto, médio e longo prazo que devem ser adotados pela Prefeitura e Órgão de Segurança Pública.

Segundo a Pesquisadora do ISER, Vanessa Cortes, com a descoberta de riquezas naturais através da exploração da bauxita a população do local aumentou em cerca de 600%, que logo necessita de ações mais intensas na área da segurança pública, razão pela qual o curso, "Nosso objetivo é propor sugestões para enfrentar a violência e a criminalidade, apontando caminhos para a construção participativa e encontrar o efetivo da Policia Militar com princípios de Policia Comunitária, vai nos ajudar em desencadear essas ações com mais fluentes do processo".

O capitão Marcelo Ribeiro, foi um dos instrutores do curso na matéria Policia Comunitária, onde cerca de 70 profissionais da segurança pública puderam conhecer as experiências do Programa "Segurança Cidadã" desenvolvido pelo Governo do Estado, nas cidades de Oriximiná, Santarém e de Belém através das matérias lidas em sala dos blogs www.saibadascoisas.blogspot.com e pmcpr1.blogspot.com, como ferramenta de ensino, "O planejamento da 12ª CIPM, é que todos os seus destacamentos possam conhecer e serem instruídos no Segurança Cidadã, capacitando policiais e comunidade local, até o 1º semestre de 2010, nas cidades de Óbidos,Curuá,Faro ,Terra-Santa e o Distrito de Porto Trombetas e pra isso temos o apoio do comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.




ASCOM CPR I


POLÍCIA MILITAR PRENDE ASSALTANTE DE CASA LOTÉRICA EM SANTARÉM







O Núcleo Regional de Inteligência do CPR 1 em conjunto com a 16ª zona de policiamento prendeu Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso e Josimar Aires Costa por volta de 01:00h da madrugada de domingo (25/10). Os dois foram presos na comunidade Arumazal localizada na Santarém/Cuiabá.

O serviço de inteligência obteve as informações e se deslocou até o local onde estava acontecendo um aniversário e nos arredores da casa haviam vários homens conversando com algumas mulheres e o suspeito Josiel Monteiro da Silva foi identificado logo em seguida confessando ser o autor do assalto à uma funcionária de uma casa lotérica ocorrido por voltar das 13 horas do dia 20 de outubro em frente a agencia da Caixa Econômica da Avenida Borges Leal. Na casa onde “Brilhoso” foi preso a Policia Militar ainda encontrou duas espingardas.

Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso, afirmou que do montante roubado havia sido feita uma partilha e ele teria ficado com 15 mil reais, dos quais entregou 12 mil a seu irmão Josimar Aires Costa para guardar, tendo o mesmo enterrado a importância no quintal de sua residência localizada na Rua B, Quadra 17, Lote 26 no bairro da Jaderlândia. O local foi mostrado a Polícia Militar pelo próprio receptador Josimar Monteiro da Silva que desenterrou um pote de
plástico de creme para cabelo onde estava o produto do crime.

Na casa também foi encontrada uma motocicleta e a guarnição da Polícia Militar apresentou os dois homens na delegacia da Polícia Civil onde foi realizado o procedimento. Josiel Monteiro da Silva, vulgo Brilhoso, ainda afirmou ser foragido da justiça do município de Itaituba onde cumpria pena também por roubo.


ASCOM CPR I

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SARGENTO VALDENIS 12º COLOCADO GERAL NA "MARATONA DE SELVA"


O sargento foi o 6º colocado entre os brasileiros e na classificação geral alcançou a 12ª colocação.
ASCOM CPR I

FILHOS

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite.. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles.. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
Frase: "A mãe ou o pai que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

Dr. Içami Tiba, médico psiquiatra

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ACORDE PARA VENCER



A mensagem positiva logo de manhã
É estimulo que pode mudar o seu humor
Fortalecendo sua autoconfiança a sorrir mais cedo

Com este pensamento positivo,
Você reunirá forças para vencer os obstáculos.

Não deixe portanto que nada afete seu espírito,
Envolva-se pela música, ouça, cante e
Comece a sorrir mais cedo.

Ao invés de reclamar quando o relógio despertar,
Agradeça a Deus pela oportunidade
De acordar mais um dia.

O bom humor é contagiante espalhe-o,
Fale de coisas boas,
De saúde, de sonhos e de amor.
Não lamente!!!!

Ajude as outras pessoas a perceberem
O que há de bom dentro de si.

Não vivas emoções mornas ou vazias.
Cultive o seu interior.

Extraia o máximo de pequenas coisas.
Seja transparente e deixe que as pessoas
Saibam que você as estima e precisa delas.
Repense nos valores e dê a chance
De crescer e de ser mais feliz.

Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito.
Torne suas obrigações atraentes,
Tenha garra e determinação.

Mude, opine, ame o que faz.
Não trabalhe só por dinheiro e sim
Pela satisfação da missão cumprida.
Lembre-se de que nem todos
Têm a mesma oportunidade.

Pense no melhor, trabalhe pelo melhor
E espere o melhor

Transforme seus movimentos em oportunidades.
Veja o lado positivo das coisas
E assim tornará seu otimismo uma realidade.

Não inveje. Admire!!!!
Sinta entusiasmo com o sucesso alheio,
Como seria com o seu próprio.

Idealize um modelo de competência
E faça sua auto avaliação
Para saber o que lhe está faltando para chegar lá.

Ocupe seu tempo crescendo,
Desenvolvendo suas habilidades e seu talento.
Só assim não terão tempo de criticar os outros.

Não acumule fracassos e sim experiências.
Tire proveito dos seus problemas
E não se deixe abater por eles.

Tenha fé e energia, acredite!!!!
Você pode tudo o que quiser.

Perdoe!!
Seja grande para os aborrecimentos,
pobre para raiva, forte para vencer o medo
e FELIZ para permitir momentos felizes.

Não viva só para o trabalho.
Tenha outras atividades paralelas
Como esportes,leituras cultivar amigos.
O trabalho é uma das contribuições que damos à vida,
Mas não se deve jogar nele
Todas as nossas expectativas de realizações.

Finalmente, ria das coisas à sua volta,
De seus problemas, de seus erros, ria da vida.

E... ame. Antes de tudo, a você mesmo!


Major Mardock

POLÍCIA MILITAR PRENDE LATROCIDA FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA AGRICOLA DE CUCURUNÃ


O serviço de inteligência da Polícia Militar em conjunto com a 16ªzona de policiamento prendeu na sexta-feira (16/10), em Santarém,oeste do Pará, Ronilsom Macêdo Silva, 27 anos, que no dia (08/10)fugiu da penitenciária agrícola de Cucurunã durante uma partida defutebol. Através de denuncias a Polícia Militar conseguiu prender o foragidoem um sítio localizado no bairro Jaderlândia onde Ronilsom MacêdoSilva havia pedido emprego e estava cuidando de uma horta se fazendopassar por trabalhador. A família proprietária do local não tinhaconhecimento da vida criminosa do foragido. Ronilsom Macêdo Silva estava preso no regime fechado e havia cumpridoapenas dois anos dos 25 anos aos quais foi condenado pelo crime delatrocínio quando resolveu fugir. Quando a guarnição comandada pelo sargento Raimundo Bibiano FerreiraFilho chegou ao local ainda teve que perseguir Ronilsom que aindatentou empreender fuga. Ele foi preso e apresentado na delegacia daPolícia Civil e logo em seguida voltou para a penitenciária onde voltaa cumprir sua pena com sua situação ainda mais complicada por ter fugido.



ASCOM CPR I

EXPOFAMA OCORREU COM TOTAL TRANQUILIDADE EM ORIXIMINÁ




A Polícia Militar realizou o trabalho de policiamento ostensivo de 11 a 18 de outubro em Expofama, na cidade de Oriximiná com o objetivo de garantir a segurança das pessoas que compareceram ao evento bastante prestigiado na região.
O efetivo empregado foi de 60 policiais militares da 12ª CIPM, CPR I e 3º BPM. Comparando com o evento do ano passado 23% por cento a menos de casos foram registrados e tudo isso devido a potencialização e ostensividade do policiamento ( fonte: 2ª e 3ª seção da 12ª CIPM.)
A Polícia Militar também atuou em conjunto com o Detran da cidade no sentido de manter a paz no trânsito. Segundo o senhor Rodolfo Sales, agente de fiscalização o trabalho integrado com a PM foi essencial para o sucesso da operação, “Não foi registrado no período da festa nenhuma morte do transito para o evento dessa proporção. O trabalho em conjunto com a Polícia Militar é sempre garantia de que teremos muito mais chance de sucesso nas atuações”, afirma o senhor Rodolfo Sales.
No sábado pela manhã o coronel Agenor de Campos Coelho esteve em visita ao município de Oriximiná onde visitou as instalações da 12ª CIPM e logo em seguida concedeu uma entrevista coletiva a imprensa reforçando o empenho do CPR 1 em conjunto com a 12ª CIPM em dar prosseguimento e ainda robustecer as ações de polícia comunitária naquele município, “O trabalho de polícia comunitária tem sempre dado bons resultados para a segurança pública e a interação com a população é extremamente importante”, afirma o coronel Campos.
No ultimo dia da feira ocorreram as finais da corrida de cavalos na pista de 402 metros de comprimento com um público estimado de 3.500 pessoas nas arquibancadas e ainda a presença do Pmzito, envolvido com a bandeira do Pará e ao som de sua música, animando o público presente, distribuindo alegrias, doces e bombons a criançada e aos jovens e adultos dicas de auto proteção.
Para o comandante da 12ª CIPM, capitão Marcelo Ribeiro o sucesso do trabalho realizado ocorreu graças à ação integrada da Polícia Militar, Policia Civil, Conselho Tutelar, “Quando as policias e órgãos somam forçar para a proteção da população o resultado é sempre o melhor possível. Graças a soma de forças os resultados foram excelentes para a população. Tivemos um efetivo reforçado por policiais do 3º BPM e CPR I, sempre com total apoio do comandante, coronel Agenor de Campos Coelho”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.

ASCOM CPR I

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

COMO POLICIAL MILITAR, EU JÁ FUI QUASE TUDO


Como policial militar, enfrentei o maior choque cultural da minha vida, ao ter de argumentar com todo tipo de pessoas, do mendigo ao magistrado, entrar em todo tipo de ambiente, do meretrício ao monastério.

Como policial militar, fui parteiro, quando não dava tempo de levar as grávidas ao hospital, na madrugada.

Como policial militar, fui psicólogo, quando um colega discutia com a esposa, diante da incompreensão dela, às vezes, com a profissão do marido.

Como policial militar, fui assistente social, quando tinha de confortar a mãe de alguma vítima assassinada por não possuir algo de valor que o assaltante pudesse levar.

Como policial militar, fui borracheiro e mecânico, ao socorrer idosos e deficientes com pneus furados.

Como policial militar, fui pedreiro, ao participar de mutirões para reconstruir casas destruídas por enchentes.

Como policial militar, fui paramédico fracassado, ao ver um colega ir a óbito a bordo da viatura.

Como policial militar, fui paramédico realizado, ao retirar uma espinha de peixe da garganta de uma criança.

Como policial militar, fui apedrejado por estudantes da mesma escola na qual estudei e fui professor, por pessoas do mesmo grêmio do qual participei.

Como policial militar, fui obrigado a me tornar gladiador em arenas repletas de terroristas que são membros de torcidas organizadas, em jogos de times pelos quais nem torço.

Como policial militar, sobrevivi a cinco graves acidentes com viaturas, nunca a menos de 120km/h, na ânsia de chegar rápido àquela residência onde a moça estava sendo estuprada ou na qual um idoso estava sendo espancado.

Como policial militar, fui juiz da vara cível, apaziguando ânimos de maridos e mulheres exaltados, que após a raiva uniam-se novamente e voltavam-se contra a polícia.

Como policial militar, fui atropelado numa blitz por um desses cidadãos que, por medo da polícia, afundou o pé no acelerador e passou por cima de vários colegas.

Como policial militar, arrisquei-me a contrair vários tipos de doenças, ao banhar-me com o sangue de vítimas às quais não conhecia, mas que tinha obrigação de tentar salvar.

Como policial militar, arrisquei contaminar toda a minha família com os mesmos tipos de doenças, pois, ao chegar em casa, minha esposa era a primeira a me abraçar, nunca se importando com o cheiro acre de sangue alheio, nem com as manchas que tinha de lavar do uniforme.

Como policial militar, fui juiz de pequenas causas, quando, em minha folga, alguns vizinhos me procuravam para resolver seus problemas.

Como policial militar, fui advogado, separando, na hora da prisão, os verdadeiros delinquentes dos "laranjas", quando poderia tê-los posto no mesmo "barco".

Como policial militar, fui o homem que quase perdeu a razão, ao flagrar um pai estuprando uma filha, enquanto a mãe o defendia.
Como policial militar, fui guardião de mortos por horas a fio, sob o sol, a chuva e a neblina, à espera do rabecão, que, já lotado, encontrava dificuldade para galgar uma duna mais alta, ou para penetrar numa mata mais densa.

Como policial militar, fiquei revoltado ao necessitar de um leito para minha esposa parir e, ao chegar ao hospital da polícia, deparar-me com um traficante sendo operado por um médico particular.

Como policial militar, fui o cara que mudou todos os hábitos para sempre, andando em estado de alerta 25 horas por dia, sempre com um olho no peixe e o outro no gato, confiando desconfiado.

Como policial militar, fui xingado, agredido, discriminado, vaiado, humilhado, espancado, rejeitado, incompreendido.

Na hora do bônus, esquecido; na hora do ônus, convocado.

Tive de tomar, em frações de segundo, decisões que os julgadores, no conforto de seus gabinetes, tiveram meses para analisar e julgar.

E mesmo hoje, calejado, ainda me deparo com coisas que me surpreendem, pois afinal ainda sou humano.

Não queria passar pelo que passei, mas fui voluntário, ninguém me laçou e me enfiou dentro de uma farda, né!?

Observando-se por essa ótica, é fácil ser dito por quem está "de fora" que minha opinião não importa, ou que, simplesmente, não existe.

Amo o que faço e o faço porque amo.

Tanto que insisto em levar essa vida, e mesmo estando atualmente em outra esfera do serviço policial, sei que terei de passar por tudo de novo, a qualquer hora, em qualquer dia e em qualquer lugar.

E o farei sem reclamar, nem recuar, porque se o senhor não guarda a cidade, em vão vigia a sentinela!

Por isso é que fazemos nossa parte: Vigilantis sempre!

Que deus abençoe a todos nós!!!
Autor: Tião Ferreira

PM PRENDE TRAFICANTE EM SANTARÉM COM 68 “PETECAS” DE COCAÍNA


O Núcleo Regional de Inteligência do CPR 1 em conjunto com a 16ª zona de policiamento, prendeu na quinta-feira (15/10), Cleber Franklin Filizzola, de 27 anos, com 68 “petecas” de cocaína e mais um copo que estava até a metade também do pó entorpecente. O serviço de inteligência já acompanhava a atuação do traficante, mas só hoje foi possível prende-lo em flagrante, quando o mesmo estava portando em via pública e oferecendo a droga que comercializava nos bairros Prainha e Santo André. A operação começou por volta da 15 horas quando Cleber foi avistado na Rua Brasília no bairro da Prainha tentando vender a droga e quando recebeu voz de prisão dada pelos agentes do Núcleo Regional de Inteligência, ainda tentou fugir, mas foi preso e acabou confessando que em sua residência localizada no bairro Santo André estava o restante do material entorpecente, local para onde se deslocou a guarnição do sargento Anacleto Imbiriba que além da droga também apreendeu diversas jóias, dois aparelhos celulares, um aparelho de som e um relógio, tudo suspeito de ser produto de furto. A Polícia Militar continua o trabalho ostensivo no combate ao tráfico de drogas e outros crimes que possam provocar danos ao bem estar da população, o comandante do CPR 1, coronel Agenor de Campos Coelho, afirma que essas atuações ganham mais força não só em Santarém mas em toda a região, “Nosso objetivo é garantir sempre a maior segurança a população e quando um traficante é preso, logo temos fora de circulação a violência que a droga que ele vende pode provocar, além dos danos á saúde das pessoas”, afirma o coronel Campos. Cleber Franklin Filizzola foi apresentado na delegacia da Polícia Civil e autuado em flagrante pelo delegado Jamil Casseb por tráfico de drogas.


ASCOM CPR I

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DICAS DE SEGURANÇA

Ponha o chaveiro do seu carro ao lado da sua cama à noite. Conte à sua mulher / seu marido, seus filhos, seus vizinhos, seus pais, seu médico, à mocinha do caixa do supermercado, a todo mundo que você encontrar. E ponha o chaveiro de seu carro ao lado de sua cama à noite.
Caso você ouça algum barulho no jardim ou no quintal ou ache que tem alguém tentando entrar na sua casa, basta apertar o botão do chaveiro que o alarme do carro dispara, e a buzina vai continuar tocando até que vc o desligue ou que a carga da bateria se esgote.

Essa dica veio de um coordenador de segurança residencial. A próxima vez em que vc chegar em casa à noite e for guardar o chaveiro do carro, lembre-se disto: vc tem nas mãos um sistema de alarme de segurança que já está à sua disposição e não precisa de instalação. Teste-o. Ele vai disparar se vc apertar o botão a partir de quase todos os lugares de sua casa, e a buzina vai continuar tocando daquele jeito escandaloso até que a bateria do carro se esgote ou que vc aperte o botão de reset do chaveiro.

O alarme funciona se vc tiver estacionado o carro na rua, em frente à sua casa, na entrada para carros ou na garagem. Se o alarme disparar no momento em que algum mal-intencionado estiver tentando invadir a sua casa, o mais provável é que o ladrão ou estuprador saia correndo e desapareça.

Dali a alguns segundos, todos os seus vizinhos estarão olhando pelas janelas pra ver quem está lá fora, e isso é coisa que nenhum criminoso quer.
E não se esqueça de estar com o chaveiro na mão ao caminhar em direção a seu carro em um estacionamento; o alarme pode ter a mesma utilidade nesse lugar. Essa dica é uma coisa que realmente deve ser repassada pra todo mundo que vc conhece; ela pode salvar uma vida ou evitar um estupro.

Esse recurso também é útil para qualquer outra emergência, como um ataque cardíaco, quando vc não consegue chegar até o telefone. Minha mãe sugeriu a meu pai que levasse o chaveiro do carro com ele o tempo todo, pois ele pode se sentir mal e cair do lado de fora da casa, e não conseguir chamá-la. Se isso acontecer, ele pode ativar o alarme e ela vai perceber imediatamente que ele está em apuros.

ASCOM CPR I

12ª CIPM GARANTE SEGURANÇA NA EXPOFAMA


Teve inicio no dia 11 e vai até o dia 18 de outubro, no Parque de Exposição "José Diniz Filho" em Oriximiná a XXVI EXPOFAMA (Exposição Feira Agropecuária do Médio Amazonas), onde o efetivo da 12ª CIPM faz a segurança dos turistas e da população de Oriximiná. A EXPOFAMA é a maior feira agropecuária da região, tendo várias atrações. O comando da 12ª CIPM tem empregado cerca 60(sessenta) policiais militares, distribuídos no policiamento conforme a necessidade do dia, neste final de semana será empregado um maior número de policiais, além de 01 VTR L-200, 02 Paratys,06 motos, tudo para propiciar a população tranqüilidade pública ao evento.O evento está sendo comandado pelo tenente Helder da Silva Brandão Esquerdo que tem dinamizado o emprego da tropa através do policiamento a pé, através de patrulhas, distribuindo no local do evento e áreas adjacentes pela necessidade de dar segurança à população, “Este ano contamos com a parceria do DETRAN-PA, com sua equipe de 12 agentes de trânsito, departamento de transito do município, o Conselho Tutelar e a Policia Civil, que de forma integrada está atuando para a segurança das pessoas”, afirma o capitão Marcelo Ribeiro.No dia 17 de outubro a EXPOFAMA terá as finais de corrida de cavalos, além do 1º leilão de Produção. Este ano, novamente teremos a ilustre presença do Pmzito, mascote da PM, onde teve sua primeira exposição ao público local na EXPOFAMA do ano passado, distribuindo dicas de segurança aos cidadãos e animando a garotada com a entrega de doces e bombons.O CPR -1 está disponibilizando o reforço policial que virão das cidades de Santarém, Óbidos, Curuá, Juruti e Porto Trombetas. Para o coronel Agenor de Campos Coelho, comandante do CPR 1 é muito importante reforçar o policiamento onde o público é maior, “ Todos os eventos de grande porte exigem aumento no policiamento para que a segurança da população seja garantida”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PARA AS MULHERES


Bem-vindo ao mundo das mulheres! Já existimos há milhares de anos, como exemplo as mulheres da Bíblia! Muitas de suas experiências não são tão diferentes daquelas que enfrentamos hoje. EVA, a mãe de todos, cedeu à tentação (um bom lembrete para pensarmos antes de agir) e afetou o mundo para sempre, graças a ela, nós experimentamos dores no parto. Temos ainda uma mãe criativa, que deve cumprir a lei sem cometer pecado, estamos falando de JOQUEBEDE, que para salvar seu filho, colocou-o num cesto e deixou-o flutuar pelo Nilo! Vamos ter a sabedoria de ABIGAIL que adotou a causa de Deus como se fosse a sua. Ela nos mostra que é possível resolver situações injustas com compaixão e bondade. Não bajulou Davi, nem rastejou - expôs suas idéias, apelando para a integridade dele. Sua abordagem cuidadosa e sensível em meio à gritaria selvagem e louca salvou vidas, demonstrou compaixão e a tornou atraente. Que possamos ter atitudes corajosas assim como ESTER, porque Deus tem um propósito especial para cada uma de nós. E as habilidades notáveis da MULHER IDEAL citada no livro de Provérbios capítulo 31 vale a pena imitar seus princípios virtuosos. Diligente, habilidosa, compassiva, sensível, alegre e carinhosa, ela exercitava um julgamento saudável e um bom senso nos negócios, respeitava seu marido, e honrava a Deus. Esse é o tipo de mulher que eu quero ser. E você?
A mulher tem forças que maravilham aos homens, agüentam dificuldades, levam grandes cargas; mas têm felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar, cantam quando querem chorar, choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam pelo que crêem, enfrentam à injustiça, não aceitam "não" como resposta quando elas crêem que há uma solução melhor. Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir, amam incondicionalmente, choram quando seus filhos triunfam e se alegram, quando seus amigos ganham prêmios. Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento, mas seu coração se parte quando morre uma amiga. Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não há mais forças. Sabem que um beijo e um abraço podem ajudar a curar um coração partido.
E criou Deus o homem à sua Imagem; à imagem de Deus o criou.
E em Genesis capitulo 1, versiculos 27 e28, aprendemos que: Deus os abençoou, e Deus lhes disse: frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra.
E por isso muitos dizem por ai que cada homem deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho, e você sabe o por que? Bem, o homem se externaliza e eternaliza com o sémem. Portanto a linguagem do homem é o sexo.
Mas é necessario achar o equilíbrio, por isso aqui estão algumas dica para os homens (principalmente os solteiros: Abra bem os olhos antes de casar, e feche a boca um pouquinho após o casamento). E mais oito dicas importantes para os homens:
1. Comunique-se com ela, e jamais deixe-a de fora;
2. Considera-a importante;
3. Presentei-a;
4. Respeite-a;
5. Valorize-a;
6. Conquiste-a cada dia;
7. Dedique tempo a sua esposa;
8. Demonstre seu amor por ela.



Texto: major Mardock

POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMICIDA EM JURUTI


A Polícia Militar prendeu em Juruti, oeste do Pará, por volta de meia noite de segunda-feira (12/10) Edson Costa de Macedo, 25 anos, acusado de ter assassinado Adailson da Silva, 30 anos, numa estrada que dá acesso ao Lago do Jará naquele município. O crime ocorreu por volta das 21h40min do dia (09/10) e uma guarnição da Polícia Militar comandada pelo sargento Salatiel Lobato Dantas foi acionada para atender a ocorrência de homicídio e ao chegar ao local confirmou o fato onde também foi levantada a informação de que o homicida Edson Costa de Macedo, 25 anos, natural de Santarém, vulgo Coroca, Neguinho e Barbixa, seria foragido da Penitenciaria Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, onde cumpria pena, respondendo pelos crimes de furto e atentado violento ao pudor, e que beneficiado pelo indulto do dia das mães não retornou para a penitenciaria, seguindo para Juruti. Uma guarnição comandada pelo cabo R. Lima prendeu Edson Costa de Macedo que confessou ter assassinado Adailson da Silva com três disparos de um revólver calibre .38. Segundo o acusado, o homicídio cometido por motivo fútil aconteceu pelo fato da vitima ter desferido um tapa no acusado.


ASCOM CPR I

POLÍCIA MILITAR FAZ CONTENÇÃO PARA GARANTIR A ORDEM EM PROTESTO NA FERNANDO GUILHON


Aproximadamente 80 homens da Polícia Militar acompanharam desde 03h30min da madrugada o protesto realizado por aproximadamente 700 trabalhadores rurais ocorrido ontem (13/10) na Rodovia Estadual Fernando Guilhon.
O objetivo dos manifestantes que vieram de várias regiões do Pará era ter atendida uma série de exigências, reivindicaram infra-estrutura e desinterdição de assentamentos, criação de uma superintendência do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Altamira e de uma unidade avançada em Novo Progresso. e na tentativa de alcançar os objetivos interditaram o trecho da rodovia próximo a entrada do Pajuçara e impossibilitaram o tráfego de veículos que seguiam ou retornavam do aeroporto Maestro Wilson Fonseca.
O protesto gerou diversos transtornos, pois em razão dele muitas pessoas perderam vôos por que eram impedidas de passar pela barreira formada. Apenas algumas exceções foram abertas para as pessoas doentes ou com crianças.
A polícia militar se manteve no local até o termino das negociações a fim de manter a ordem pública. Diversas barreiras foram montadas ao longo da rodovia e as pessoas que tentavam acesso à área eram orientadas sobre o problema.
A manifestação terminou por volta das 17h30min sem maiores transtornos. O major Anderson Levy Mardock Corrêa esteve no comando do policiamento e para ele o trabalho da polícia foi alcançado com êxito, “Nossa função é manter a ordem pública e nesse sentido o fizemos, pois o movimento teve fim sem problemas à segurança pública”, afirma o major Mardock.
Os policiais militares só foram retirados do local quando a rodovia foi liberada e não havia mais nenhum risco a segurança pública.

ASCOM CPR I

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PEC 300 EM SANTARÉM

Santarém será palco de um Grande Evento dia 31 de Outubro, às 17 horas, tendo como ponto de partida a Praça Tiradentes, com muitas atrações e shows, será a “MARCHA PELA PEC 300”!!! Evento que vem ocorrendo em todo o Brasil, em inúmeras cidades e capitais a exemplo de Belém que reuniu mais de 15 mil pessoas; a marcha que ocorre com adesão de toda a sociedade brasileira, luta por melhores condições de Segurança Pública para todo o povo brasileiro, valorização e dignidade para os trabalhadores que anonimamente dedicam suas vidas para defender o Cidadão, são milhares de homens e mulheres, Policiais Militares e Bombeiros Militares dispostos a servirem a Sociedade “...MESMO COM O SAGRIFÍCIO DA PRÓPRIA VIDA...” compromisso assumido em Juramento Solene em cerimônia pública que todo profissional de segurança pública declara de viva voz, diante dos atentos olhos da Sociedade!!!
É fundamental apoiarmos a iniciativa que trará um grande avanço para toda a nossa Sociedade, a Proposta de Emenda Constitucional 300, trata da unificação dos vencimentos, través de um piso salarial nacional, equiparando todos os Estados da União ao Distrito Federal, a participação da Sociedade é primordial se informando e votando através dos seguintes meios, 0800 61 96 19 e 0800 61 22 11 ou do portal www.pec300.com, exerça seu direito de votar pela melhoria da segurança pública em todo o Brasil!
Haverá também votação pela internet nesta sexta, sábado e domingo na orla de Santarém em quiosques com distribuição de panfletos explicativos, venha e participe desta festa cívica.
MAJOR MARDOCK

ELOGIO PROPOSTO PELO DELEGADO DA 4ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR E APROVADO PELO SENHOR COMANDANTE DO CPR I


O oficial 1º tenente Honório Lopes da Rocha Filho, Delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Santarém – PA, propôs e o senhor comandante do CPR I, aprovou o elogio ao 3º Sargento PM Luis Félix da Cruz Silva, da 12ª CIPM, localizada em Oriximiná, destacado para o município de Juruti.

Nos seguintes termos: Por sua atuação na organização da solenidade cívico-militar realizada em 25 de junho de 2009 na cidade de Juruti que é de responsabilidade do município administrativo.
O militar demonstrou pontualidade, organização, tato ao lidar com o público, disciplina, postura diante dos jovens compromitentes, responsabilidade e, principalmente, senso de colaboração como município haja vista que o preparo da solenidade não faz parte de suas atribuições como policial militar.
Ao perceber a sua atuação no preparo do evento, questionei as autoridades locais presentes sobre o tempo que o sargento Luis Félix da Cruz Silva colaborava com a solenidade de compromisso a Bandeira Nacional, não foi surpresa para este oficial saber que a mais de vinte anos ele prepara e comparece com o Pavilhão Nacional, o que demonstra, dentre as demais virtudes, o grande senso de patriotismo que alimenta esse militar e ainda, o grau de comprometimento com o município onde presta serviços a comunidade.
Agradeço, portanto, ao nobre companheiro de farda pela ajuda prestada ao Serviço Militar, concitando-o a continuar trilhando o caminho do dever e colaborando para que nossas Instituições Militares sejam sempre muito bem representadas e exemplos para os jovens brasileiros. (individual)


ASCOM CPR I

terça-feira, 6 de outubro de 2009

SARGENTO DA PM VENCEDOR DE TRÊS MARATONAS CONCORRE ESTE ANO NA “JUNGLE MARATHON 2009”


O sargento da Polícia Militar do Pará, José Valdenis Fernandes dos Santos, 40 anos, lotado no 3º BPM “Batalhão Tapajós”, em Santarém, oeste do Pará vai participar nos dias 10 a 17 de outubro da “Jungle Marathon 2009” (maratona da selva) um evento esportivo realizado por uma equipe da Inglaterra que deve ocorrer na Floresta Nacional do Tapajós.
O policial militar a 25 anos concorre em maratonas e acumula diversas medalhas, sendo que três são de primeiro colocado e nas demais sempre nas quatro primeiras posições. Uma de suas grandes conquistas foi o primeiro lugar na 2ª Maratona Internacional da biodiversidade, onde participaram atletas de diversos paises. O sargento também alcançou a 3º colocação no Campeonato Sulamericano de Atletismo Máster em 2008 na Argentina.
Para o militar é importante a dedicação principalmente por que gosta do esporte e ainda ressalta a importância dos benefícios que a prática traz a saúde, “Quando participamos de eventos como esses desejamos sempre chegar em primeiro lugar, mas temos que lembrar que a prática de esportes faz muito bem a saúde e todo mundo deve se dedicar a algo que traga benefícios físicos e psicológicos”
O sargento José Valdenis Fernandes dos Santos é profissional respeitado e admirado na corporação pelo empenho sempre presente em suas ações. Para o comandante do CPR I, coronel Agenor de Campos Coelho o sargento Valdenis e diversos outros militares tanto do 3º BPM quanto das outras unidades que compõem este comando são verdadeiros exemplos, “Nossos policiais militares são motivo de orgulho, pois são empenhados em suas funções, a grande maioria tem ou está cursando um nível superior e assim como o sargento Valdenis que é atleta, temos artistas e profissionais que buscam engrandecer seu nível cultural, intelectual e profissional”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

POLICIAIS SÃO FERIDOS DURANTE OCORRÊNCIA EM JURUTI


O sargento Luis Felix da Cruz Silva foi atingido com um disparo de arma de fogo, uma espingarda calibre .20 no sábado (03/10) por volta das 20 horas quando junto com a guarnição que ele comandava atendia uma ocorrência na comunidade Igarapé Açu, localizada a 30 quilômetros do município de Juruti, oeste do Pará. A guarnição foi chamada para atender uma ocorrência de violência contra a mulher, mas quando os policiais militares chegaram a senhora agredida pelo marido decidiu não proceder a denuncia e foi alertada que deveria fazer por conta das agressões que havia sofrido. O companheiro da senhora Antônio Raimundo Mateids Santos, 28 anos, estava escondido nos fundos da residência de seu cunhado e quando a guarnição estava se retirando ele realizou o disparo que atingiu o sargento Luis Felix da Cruz Silva e o cabo Wilan. O sargento Félix foi atingido com maior gravidade e em razão disso a guarnição deixou o local e o conduziu as pressas para o hospital naquele município e logo no domingo (04/10) para Santarém onde foi atendido no hospital municipal com perfurações no tronco e também teve a cabeça atingida. O cabo Wilan foi inicialmente atendido em Juruti, mas também transferido para Santarém e passa bem. O Comando de Policiamento Regional 1 está dando apoio aos policiais e o médico da região oeste tenente coronel César Augusto Bastos Silva está acompanhando os dois militares. No domingo (04/10) a polícia militar saiu a procura de Antônio Raimundo Mateids Santos que foi preso em flagrante e confessou a autoria da tentativa de homicídio. Ele está preso na delegacia de polícia civil de Juruti.

ASCOM CPR I

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PROJETO “NOSSO QUARTEL, SUA COMPANHIA” ATRAI CRIANÇAS EM ORIXIMINÁ


A 12ª CIPM lançou nesta 6ª feira, (02/09), o projeto que tem por objetivo quebrar os muros do quartel para que a comunidade possa conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela Policia Militar.
Denominado " Nosso Quartel. A sua Companhia", o projeto destinasse a visitações as instalações físicas da CIPM que ocorrerão sempre as 6ª feiras, onde a programação será de acordo com o público alvo. No primeiro dia recebemos a visita de crianças, pais, responsáveis e o corpo técnico da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Branca de Neve" que fica localizada em frente a Companhia Independente.
O asteamento do Pavilhão Nacional, apresentação da tropa, conhecer de perto uma viatura, foram atividades desenvolvidas e que fizeram a alegria das crianças. Ocorreu também durante as visitas entregas de doces feitos pelo PMzito ao som da música que fala sobre suas atividades como ferramenta de Polícia Comunitária voltada principalmente para o público infantil. Os projetos do Programa Segurança Cidadã desenvolvidos pela 12ª CIPM como, distribuição de dicas de auto proteção e orientações do Programa de Erradicação das Drogas, (PROERD), feitas pelo cabo Alderlan ao público foram de grande importância e chamaram a atenção de todos.
Para a diretora da escola, professora Márcia Lima foi um dia especial,”Esse foi um dia importante, pois para a comunidade escolar teve uma lição de cidadania e ações como estas só trazem benefícios na construção e formação do caráter de uma pessoa”,enfatiza.
O comandante da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, capitão Marcelo Ribeiro afirma que esse trabalho é essencial para interação com a comunidade, "As ações pro ativas de Policia Comunitária é que norteiam as atividades de nossa companhia. Queremos difundir a comunidade que a Policia militar é parceira na construção da cidadania, que se importa com o bem estar das pessoas e que humaniza as ações de policia, principalmente sensibilizando o policial militar"
Sob a Direção do Programa Segurança Cidadã do governo do Pará e a Coordenação do Comandante CPR-I, coronel Agenor de Campos Coelho, a 12ª CIPM tem o objetivo de ser tornar uma experiência positiva de Policia Comunitária através das diversas ações que realiza em Oriximiná, “ Em todas as unidades que compõem o Comando de Policiamento Regional 1, as atividades para maior interação com a comunidade, fator muito importante, tem sido desenvolvidas”, afirma o coronel Campos.


ASCOM CPR I

CADASTRO, PASSO A PASSO, NO PORTAL DO SERVIDOR PARA ACESSO AO CONTRACHEQUE E OUTROS SERVIÇOS

Devido ao grande numero de solicitações para cadastro de usuários para acessar o contracheque via internet, a equipe do Citel disponibiliza este Tutorial para que o próprio usurário possa fazer seu cadastro.

Tutorial para cadastro no Portal do Servidor.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

HINO NACIONAL AGORA É OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Desde desta terça-feira, (22/09), as escolas públicas e particulares de ensino fundamental terão que executar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. A lei com a obrigação foi sancionada no dia 21 de setembro, pelo presidente da República em exercício, José Alencar. A autoria da proposta é do deputado federal Lincoln Portela (PR-MG). Em 2009, a letra do hino, escrita por Joaquim Osório Duque Estrada, completou 100 anos.
A Lei nº 12.031, que obriga escolas de ensino fundamental a executarem o Hino Nacional uma vez por semana, ainda não vigora em boa parte das escolas paraenses. A lei não prevê data e horário para a execução do hino e deixa para a escola adaptar o horário de aulas e providenciar o local adequado para a cerimônia. Escolas como a estadual Ulisses Guimarães, em Belém, alegam que a lei ainda não está sendo cumprida em virtude desses ajustes. Fazer com que professores e alunos aprendam à letra do Hino do Brasil deverá ser o maior obstáculo para que a determinação saia do papel.
'A maior dificuldade foi fazer com que os professores aprendessem a cantar o hino e entendessem a importância da cerimônia. Na verdade, esse é um trabalho permanente. Semana passada tive que ‘pedir’ para que três professoras permanecessem na escola durante a cerimônia. É importante que os professorem deem o exemplo e respeitem a execução do Hino Nacional e do hino do nosso Estado. Quando eu disse que todos deveriam cantar o Hino do Pará muitos (professores) me olharam assombrados', relata Valdemir de Oliveira, diretor da escola Almirante Renato Guillobel.
'Precisei cantar diante do grupo para provar que o que eu estava pedindo não era coisa de outro mundo', continua o diretor da escola, uma das poucas que não precisará passar por ajustes para se adequar à norma, já que lá, há 17 anos, os hinos do Brasil e do Pará são executados duas vezes por semana. Para que a prática não se tornasse maçante, a escola não se limita à execução do Hino Nacional.





HINO NACIONAL BRASILEIRO
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Parte II

Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra, mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores."
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
- "Paz no futuro e glória no passado."
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

Letra: Joaquim Osório Duque EstradaMúsica: Francisco Manuel da SilvaAtualizado ortograficamente em conformidade com Lei nº 5.765 de 1971, e comart.3º da Convenção Ortográfica celebrada entre Brasil e Portugal. em 29.12.1943.
Fonte: site da Presidência da República.